quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Internet receberá mais publicidade que o rádio em 2008, diz consultoria


Um prognóstico feito pela empresa de consultoria inglesa ZenithOptimedia indica que a internet ultrapassará o rádio em 2008 na divisão do "bolo" da verba publicitária global. De acordo com a consultoria, a participação da internet no mercado de publicidade deve crescer de 8,1% neste ano para 9,4% no ano que vem, enquanto o rádio deve cair de 8,2% em 2007 para 7,9% no mesmo período. Para 2010, a empresa espera que a rede receba mais investimento que o mercado de revistas.
No Brasil, entretanto, o investimento em publicidade na rede ainda está em descompasso em relação a esses dados mundiais, apesar de apresentar uma tendência de alta. Segundo o Projeto Inter-Meios, a internet recebeu apenas 2% dos investimentos em publicidade no ano passado, contra 4,1% do rádio. Neste ano, no acumulado até setembro, esse índice era de 2,6%, ante 3,9% das rádios.
A expectativa é que os gastos globais com publicidade na rede cheguem a US$ 360 bilhões neste ano, uma alta de 32,4% em relação a 2006. Nos próximos quatro anos somados, esse índice de incremento deve ser de 69%, chegando a US$ 61 bilhões em 2010, o que representaria 11,5% do mercado publicitário naquele ano. Isso posicionaria a web na terceira colocação, atrás da televisão, que se manteria líder com 37,5% e dos jornais (25,4%), e na frente das revistas (11,4%), rádio (7,7%), outdoor (5,9%) e cinema (0,5%).


Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: