segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Uma nova era: TV Digital


Após anos de atraso, e sem todos os recursos prometidos, a TV digital finalmente estreou, ontem, no Brasil. Na cidade de São Paulo, os poucos felizardos que já têm sintonizador digital - o “conversor” - puderam assistir a futebol, filmes, jornalismo, música e shows de auditório pelo novo sistema. Só que o aparelho não é nada barato: custa de R$ 500 a R$ 1 mil, muito mais do que o governo esperava.
As emissoras de TV aberta começam, a partir de hoje, a transmitir sua programação no sistema digital - paralelamente aos canais comuns, analógicos, que continuarão no ar até 2016.Mas há um porém: inicialmente, pouca coisa será transmitida em alta definição (modo HD, com 720 a 1.080 linhas de resolução).


Imagem em Alta Definição


A maioria dos programas será transmitida no modo SD (standard definition, ou “resolução-padrão”), que tem apenas 480 linhas de resolução.Nesse caso, a qualidade de imagem fica melhor do que na transmissão analógica, mas o ganho não chega a ser tão grande. Ou seja: com poucas transmissões em alta definição, a TV digital perde parte do seu impacto - principalmente considerando que a interatividade e a recepção em telefones celulares, outros destaques da tecnologia, ainda não chegaram.
As emissoras preferem transmitir em SD porque requer menos investimento: podem usar as câmeras atuais e aproveitar programação já gravada. Já os programas em alta definição exigem tudo novo: novas câmeras, novos gravadores, novas ilhas de edição, novos cenários e até novas técnicas de filmagem.


Primeiros minutos da TV Digital no ar


Este é um novo tempo para a televisão brasileira que pode se comparado ao período de sua inauguração a mais de cinquenta anos. As grandes emissoras de TV prepararam aperitivos para o telespectador da imagem em alta definição. O SBT exibiu o filme Alexandre O Grande, a TV Globo apresentou no Fantástico, uma reportagem de Glória Maria na tribo Xingu. A Rede TV! transmitia ao vivo o programa Pânico na TV que ironizou o advento tecnológico da TV Digital, afirmando que os japoneses assistiam no pedaço de um churrasco. FALA SÉRIO! A Record exibiu reportagens sobre violência nas grandes cidades durante o programa Domingo Espetacular. Na foto , você confere a família Nascimento dos VTs da propaganda da inauguração da TV Digital.


Nenhum comentário: