quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Venezuela nega necessidade de visto para jornalistas brasileiros


Na noite da última terça-feira (11), o senador federal Heráclito Forte (DEM-SP), defendeu, em debate transmitido pela TV Senado, que a Comissão de Assuntos Exteriores do Senado aja a favor dos jornalistas brasileiros que, para entrar na Venezuela, seriam obrigados a apresentar visto de entrada.
O senador Cristovan Buarque (PDT-DF) inflamou as discussões ao declarar que defende a entrada da Venezuela no Mercosul, mas se a exigência do visto persistir, ele mudará de idéia.
Ao Portal IMPRENSA, o chefe de Política e Comunicação do Embaixada venezuelana, Nelson Gonçalez Leal, desmentiu a informação de que jornalistas brasileiros precisam de visto ou qualquer outro tipo de identificação para ingressar no país. "Nenhum cidadão brasileiro precisa de visto para entrar na Venezuela", afirmou Gonçalez.
Segundo ele, em razão de um evento ocorrido na Ilha de Margarida, foi pedido que os jornalistas apresentassem um visto concedido gratuitamente pelo próprio governo venezuelano para melhor identificação dos participantes do encontro. "Esse visto foi pedido na intenção de facilitar a relação com os jornalistas". Segundo ele, o único visto concedido não é obrigatório; é dado na intenção de tranqüilizar e identificar os que visitam o país.
Gonçalez comentou, ainda, que teve dificuldades em explicar o ocorrido. "Quase ninguém quis me ouvir". No momento em que era entrevistado pelo Portal IMPRENSA, Gonçalez redigia a declaração que será colocada no site da embaixada explicando os incidentes.
A respeito dos comentários do senador Cristovan Buarque, Gonçalez declarou que ele recebeu informações equivocadas. "O senador tem a mesma confusão que têm algumas pessoas que leram as notas da mídia. Ao ler a nossa explicação, ele entenderá o que aconteceu".

Nenhum comentário: