segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

"Repórteres espontâneos" receberão celulares da TV Brasil


A TV Brasil, que entrou no ar no último domingo dia 2 de dezembro, distribuirá cerca de 15 mil celulares com recursos de gravação de áudio e vídeo para criar uma rede de repórteres espontâneos.
A iniciativa visa dar outra dimensão à informação. Orlando Senna, diretor-geral da nova emissora, declarou que esta iniciativa reproduz experiências de outras emissoras, em geral, públicas, principalmente na Itália e América Latina.
Senna ressalta que já são usadas esporadicamente, imagens captadas por celulares em TVs comercias. Segundo informações do O Estado de S.Paulo do último domingo (09), a iniciativa dará visibilidade a jornalistas não-profissionais.
A TV Brasil é fonte de discórdia no governo e gera discussões em toda a sociedade brasileira. Em sabatina realizada pela Folha na última quinta-feira (06), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou que há grande possibilidade de ingerência, pois, segundo ele, o governo tem significativas dificuldades de infiltrar-se na direção de empresas em geral.
FHC salientou que a TV pública poderá ser um desperdício de dinheiro caso seja usada como porta-voz do governo, já que o mesmo tem autonomia de convocar a imprensa para fazer comunicados.
O diretor-geral declarou que ouvirá o público para efetuar mudanças na programação 2008. Além de apresentar novos produtos, Senna tem intenção de criar um programa infantil baseado em depoimentos de crianças. "Quero trabalhar baseado muito em um grupo infantil de trabalho".
Senna afirmou que o mais difícil é trabalhar a concepção do telespectador que recebe o conteúdo embalado. A intenção do diretor-geral é criar um público que participe do processo de criação dos conteúdos, o que justificaria a doação de quase 15 mil celulares para "repórteres espontâneos". "Queremos o espectador-cidadão".


Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário: