segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Sete países assinam compromisso para reforçar proteção a jornalistas


Sete países assinaram um compromisso proposto pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para reforçar a proteção aos jornalistas nas zonas de conflito. Entre eles estão França, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Alemanha e Dinamarca, que se comprometeram em "tomar todas as medidas necessárias" para garantir o respeito e a proteção dos jornalistas.
O compromisso foi anunciado durante a trigésima conferência internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e da Crescente Vermelha. O texto também pede para que se acabe com a impunidade dos crimes contra os jornalistas e defende que os autores de violações do direito internacional sofridas pelos jornalistas sejam julgados.
Atualmente, cerca de 90% dos assassinatos de jornalistas ficam impunes, segundo cifras da organização Repórteres Sem Fronteiras. Um total de 153 jornalistas, incluindo fotógrafos e cinegrafistas, foram assassinados desde o início do ano, segundo a associação francesa Presse Emblème Campagne, que defende uma nova convenção internacional destinada a reforçar a segurança desses profissionais.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: