quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Comentário do dia: Atrasado, mas vale. Parabéns Jornalistas.


Ontem, foi o dia do jornalista e estamos parabenizando hoje, pois tivemos problemas técnicos na configuração da rede de computadores. A comemoração dos 200 anos da imprensa brasileira, neste ano de 2008, pode ser considerada uma forma a mais para lembrar nesta data.


Afinal, se a imprensa no Brasil chegou até o país com qualidade e retidão, desde 1º de junho de 1808, quando começou a circular o Correio Braziliense, editado em Londres por Hipólito José da Costa, é devido ao trabalho e dedicação de todos os jornalistas, profissionais empenhados em transmitir ao público informações de qualidade.


A data desta terça-feira, 29 de janeiro, é mais citada nos calendários comemorativos brasileiros como a do "Dia do Jornalista". Entretanto, poucas são as referências à sua criação. Algumas informações levam à data de falecimento do jornalista e abolicionista José do Patrocínio, em 1905. O "Dia do Jornalista" seria, então, uma homenagem a ele.


Outras referências remetem 29 de janeiro a um dia exclusivamente católico. Discordâncias à parte, o "Dia do Jornalista" também é aplaudido por alguns no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco Sales (bispo e doutor da Igreja Católica), padroeiro da profissão.


Já a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) comemora o "Dia do Jornalista" em 7 de abril, homenageando Líbero Badaró, médico e jornalista. Assassinado por inimigos políticos em São Paulo, em 22 de novembro de 1830, sua morte gerou um movimento popular, que culminou na abdicação de D. Pedro I no dia 7 de abril de 1831.


O "Dia Mundial da Liberdade da Imprensa" foi escolhido para ser comemorado no dia 3 de maio pela Organização das Nações Unidas, que reconhece o "direito à vida, à liberdade, à integridade e à segurança, assim como o direito à liberdade de expressão direitos humanos fundamentais reconhecidos e garantidos pelas convenções e instrumentos internacionais".


Já o "Dia Mundial do Jornalista", levando em conta a quantidade de pessoas que o comemoram, deveria ser 8 de novembro, data oficial da China. Por enquanto, pelo menos os 1,3 bilhões de chineses e todo o resto do mundo não têm motivo para celebrá-lo: em 1º de janeiro deste ano, um relatório do Foreign Correspondents Club of China (FCCC) divulgou que muitos profissionais da imprensa continuam sofrendo ataques e ameaças no país asiático, apesar da vigência da nova lei chinesa para jornalistas estrangeiros.


A lei, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2007, tornou desnecessário o pedido de permissão às autoridades chinesas para entrevistar qualquer cidadão ou trabalhar em cidades diferentes à de residência do correspondente. No entanto, a norma, válida até o fim dos Jogos Paraolímpicos, em outubro deste ano, não é conhecida por muitos dirigentes locais de províncias ou é descaradamente descumprida, havendo repetidas violações em certas regiões, com casos até de jornalistas agredidos ou ameaçados.


Com informações do Portal Imprensa.

Elite brasileira confia mais na mídia que no poder público


Os meios de comunicação concentram credibilidade diante a opinião da elite brasileira. É o que revela um estudo da empresa de relações públicas Edelman que coloca as instituições governamentais em situação delicada perante as classes A e B.


Entre os meios de comunicação, no topo do ranking brasileiro de confiança estão os veículos impressos. Os entrevistados, na faixa dos 25% com a maior renda familiar do país, dizem recorrer como primeira fonte de informação a impressos (87%), depois a TV (82%), internet (52%) e rádio (32%).


Os jornais impressos estão em alta também em 12 dos 18 países pesquisados - EUA, China, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Holanda, Suécia, Polônia, Rússia, Irlanda, México, Canadá, Japão, Coréia do Sul, Índia e Brasil.

Jornal italiano La Repubblica recebe envelope com ameaças de morte


O site do jornal italiano, La Repubblica, anunciou que recebeu, nesta terça-feira (29), um envelope que continha uma bala e ameaças de morte, enquanto correspondências do mesmo tipo, endereçadas a outros dois grandes jornais do país, foram interceptadas pelo correio da Itália.


De acordo com o comunicado, o envelope estava endereçado para o diretor do La Repubblica, Ezio Mauro, e está sendo analisado pelos policiais. As outras correspondências, enviadas aos diretores do Corriere della Sera e do diário econômico Il Sole 24 ore, com conteúdo semelhante, foram interceptadas em um centro de triagem do correio.


Essas ocorrências não foram as primeiras deste mês. Na última segunda-feira (28), o jornal da Liga do Norte (direita, autonomista), La Padania, recebeu um envelope contendo uma bala de revólver de calibre 38 e uma carta com ameaças contra o líder da Liga, Umberto Bossi, finalizada com a frase "Alá é grande".


No dia 11 de janeiro, uma carta contendo duas balas e ameaças de morte contra o ex-chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, e seu irmão Paolo, e concluída também com a frase "Alá é grande", foi deixada na sede do jornal Il Giornale, de propriedade da família Berlusconi.


Ainda não se sabe se todas essas ameaças foram feitas por um mesmo remetente, afirma o site do La Repubblica.
Fonte: Portal Imprensa

Justiça avança em processos judiciais na Internet.


O site Mercado Livre foi punido pela 9ª Vara Cível de Brasília por disseminação de e-mails falsos. Para a Justiça, ao oferecer um endereço de e-mail para se comunicar com seus usuários, o site assume o risco desse e-mail ser falsificado.


De acordo com determinação, apesar de o comunicado ao usuário ser falso, o e-mail era muito semelhante ao enviado pelo site quando é efetivada a compra ou venda de um produto. A mensagem tinha a descrição e o código do objeto colocado à venda pelo usuário, por este motivo, poderia ser facilmente enganado.


Segundo o site Consultor Jurídico, o autor da ação afirmou que pretendia vender um equipamento de áudio e o anunciou no site por R$ 2.800. Ele relata o recebimento de um e-mail que informava que o pagamento havia sido feito e, então, lhe foi solicitado que o mesmo enviasse a mercadoria ao comprador. Surpreendeu-se ao saber que o Mercado Livre não havia confirmado a transação e que a mensagem recebida não era do site.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Jornalistas americanos querem deixar seus veículos


Calma! Não é um ínicio de recessão econômica e nem demissão em massa na imprensa. Apesar dos Estados Unidos não viverem um bom momento econômico. Uma pesquisa divulgada pelo professor Scott Reinardy, da Ball State University, afirma que 25% dos jornalistas, que trabalham na imprensa impressa dos Estados Unidos, pretende sair das redações e se dedicar a outras atividades. Entre os principais motivos que impulsionam os profissionais a desistirem dos seu locais de trabalho, estão os baixos salários, os longos turnos e o stress.


Olha, se fizerem uma pesquisa aqui no Brasil, vão constatar uma situação semelhante. Segundo a pesquisa, os que declararam querer parar de trabalhar no jornalismo impresso, não necessariamente deixarão a indústria da mídia. Eles desejam voltar a estudar, trabalhar como freelancer ou entrar em uma empresa de relações públicas. Alguma semelhança com a sua realidade não é mera coincidência.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Comentário do dia: Seres humanos como cobaias


Ontem, assisti uma matéria no Fantástico da TV Globo, pesquisadores do Rio Grande do Sul anunciaram esta semana que vão estudar os cérebros de jovens envolvidos em crimes bárbaros para buscar a resposta. Antes mesmo de começar, a pesquisa já virou polêmica. Os pesquisadores de Porto Alegre querem examinar 50 jovens, entre 15 e 21 anos, numa máquina que faz a ressonância magnética funcional. Ela mostra o cérebro em funcionamento. Com este exame, o grupo de cientistas espera descobrir o que há de diferente no cérebro de um jovem homicida.

Quero abordar o assunto para dizer que sou contra a qualquer tipo de pesquisa inovadora que submete o ser humano a condição de cobaia como rato. Especialmente, tratando-se de pessoas consideradas marginalizadas pela sociedade em virtude dos atos que cometeram. Se a pesquisa tivesse um amparo de auxílio na recuperação desses jovens, mas a finalidade é diagnosticar a mente de um criminoso, provando que é uma característica genética.

Que ridículo! Quer dizer por que eu nasci com atrofia do lobo-frontal no cérebro tenho tendência a um comportamento assassino. Ainda querem utilizar o DNA desses seres humanos para comprovar ainda mais a experiência genética. Para mim, esta pesquisa não tem fundamento para bem humanidade e da ciência. Mais ridiculo que isso! É 90% dos brasileiros serem a favor a pesquisa em uma enquete de programa de rede nacional de TV. Tenha paciência.


Everton Lima é jornalista

De olho na política: A decisão acertada


Aproveitando a chegada do carnaval , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje no programa de rádio semanal "Café com o Presidente" que as pessoas tenham "muito cuidado" para aproveitar a festa. O presidente afirmou que o governo agiu com "responsabilidade" ao editar a medida provisória que proíbe venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais a partir do dia 1º de fevereiro.


Realmente, foi uma decisão acertada do Governo Federal. Concerteza teremos menos acidentes neste carnaval provocados pela bebida alcoólica, graças a este decreto. A tomada acontece justamente no período em que registramos muitos acidentes nas estradas motivados por condições do asfalto. Este problema bem que deveria vir por decreto também, ordenando que todas as estradas brasileiras sejam refeitas. Mas nem tudo acontece como mágica.


Lula reforçou o cronograma do PAC não será atrasado em virtude da queda da CPMF. Tudo se mantém. E falou novamente: O Brasil tornou-se um canteiro de obras. Recentemente o presidente negou aumentar os impostos, mas prometeu intensificar a arrecadação. Já se fala na comunicação interna de muitas Instituições Públicas em redução de custos, prevendo o corte no orçamento que deve alcançar a casa de 17 bilhões de reais.


Everton Lima de olho na política.

Assessoria de Imprensa evolui nos dias de hoje.


As novas tecnologias trouxeram realidades diferentes para o campo da comunicação e modificou a forma de trabalhar na profissão. A assessoria de imprensa, por exemplo, exige cada vez mais inteeligência, pesquisa, conhecimento aprofundado do cliente e dos veículos de interesse. Os releases continuam sendo válidos, mas a sua eficácia não depende apenas de bons relacionamentos com as redações.


O professor da USP, Wilson Costa Bueno, em artigo para o Portal Imprensa, resumiu a idéia que quero trazer.


"O assessor de imprensa não é mais um mero produtor de releases (será que o bom assessor de imprensa se reduziu a isso algum dia?) , mas um estrategista, um gestor de informação (e você achava que só o seu "baita" texto e o seu faro iriam segurá-lo a vida toda?) A fase romântica ("deixa comigo que eu falo com o colega da redação e resolvo esta parada") ficou para trás. A boa assessoria, a assessoria de imprensa ética (que são as únicas que interessam) exigem profissionais competentes e comprometidos com o interesse público. "

Será o fim dos impressos e o ínicio de uma nova era da digitalização da informação?


Todos os jornalistas já fizeram esta pergunta, depois que os jornais impressos passaram a disponibilizar o conteúdo na página eletrônica. Com o crescente número de internautas, os grandes conglomerados de comunicação responsáveis pelos maiores jornais do mundo, já consideram a possível extinção da edição impressa e apostam na digitalização da informação nos próximos anos.


A Associação de Jornais da América divulgou um número recorde de visitantes de sites de jornais no ano de 2007, nos Estados Unidos. De acordo com a associação, a média de usuários deste serviço cresceu mais de 6 por cento atingindo a casa dos 60 milhões de visitantes por mês. Durante o último semestre 39 por cento de todos os usuários ativos nos EUA visitaram sites de conteúdo jornalístico e permaneceram, em média, 44 minutos nestas páginas, mensalmente.
Fonte: Reuters

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Comentário do dia: Um coração sonhador


Hoje é sexta-feira e pensei em fugir da nossa linha editorial para falar um pouco sobre a importância dos sonhos. Quem nunca sonhou um dia? Quem não tem sonhos e realizações para si? Conseguir uma profissão e formar família. Ser reconhecido pelo que faz e pela pessoa que você é. São coisas importantes e que implicam no seu futuro e das pessoas ao seu redor.


Afinal, todos nós desejamos dias melhores e precisamos lutar por eles. A busca por esta prosperidade é alcançada por meio da construção dos sonhos que temos e das metas estabelecidas. Sonhar não faz mal? Mas viver achando que tudo é um sonho é um perigo. O confronto com a realidade provocará decepções e deixará marcas que poderão ser lembradas como uma lição ou para serem realmente esquecidas.


Quem sonha corre esse perigo. Precisa ser ciente que não vai ser fácil vencer a batalha. Os tanques cheios de combustível para os sonhos motivaram a luta quando tudo em volta diz que "não". Até neste momento...... Você deve parar......... relaxar.........pensar..... mas nunca desistir dos seus sonhos. Talvez as coisas não aconteçam do jeito que quer. Nada é perfeito. Veja o lado bom das coisas. Não reclame. Não complique. A vida é simples e há pequenos detalhes que você sonhava a muito tempo atrás e foram realizados. As metas do hoje? Vamos esperar. Tudo tem seu tempo pra acontecer.


Everton Lima

De olho na Política: PT quer garantir vitória nas eleições municipais


O Partido dos Trabalhadores vai utilizar uma estratégia antiga mais já esperada para eleições municipais deste ano: O presidente Lula como cabo eleitoral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá visitar pelo menos 20 Estados nos próximos meses, durante a pré-campanha para as eleições municipais. Ele apresentará projetos de forte cunho social e pelo menos dez com a ordem de serviço já liberada.


Li no site Folha on line, que entre as viagens dadas como certas, uma será às obras na Favela do Lixão, em Duque de Caxias (RJ). O governo federal vai liberar R$ 127 milhões para o projeto. A cidade é comandada pelo PMDB, da base governista. Estima-se que nos próximos meses Lula passe até dois dias da semana fora de Brasília.


Mas por que o PT age dessa forma? Lula é um forte cabo eleitoral. Uma pesquisa Datafolha feita em novembro do ano passado mostra que em Recife, Fortaleza e Salvador, respectivamente, 38%, 29% e 26% dos eleitores dizem que o apoio de Lula a um candidato poderia levá-los a votar nele. Em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, 14% dos eleitores poderiam votar nos indicados por Lula. O índice sobe para 15%, em São Paulo e Belo Horizonte, e para 21%, no Rio.


Tenho um exemplo concreto que aconteceu nas últimas eleições para governador em 2006 no Rio Grande do Norte. A governadora Wilma de Faria lutava pela reeleição, mas não conseguia uma grande expressão de votos em Mossoró, segunda cidade do estado, devido a forte presença da oposição que detinha a municipalidade. Em um comício de Wilma ao lado de Lula, a história mudou de figura e a governadora garantiu os votos para se eleger. Resta saber se diante de tantas questões a resolver no Palácio do Planalto, ele terá peito pra trabalhar pelo seu partido com o mesmo empenho.


Everton Lima de olho na política.

Economia: Brasil como candidato ao G8 ?


Hoje, enquanto fazia a leitura de jornais e sites na Internet me deparei com uma opinião de um colunista britânico do Jornal "The Guardian", Timothy Gardon Ash: "Comprometido em melhorar o estado do mundo", é expandir o G8 para o G14, com a adição do Brasil, China, Índia, México, África do Sul e Indonésia. Timothy completou o tema do Fórum Econômico Mundial em Davos, com a defesa de que o Brasil e outros países deviam participam do G8.


Será que o Brasil tem condições de integrar as melhores economias do mundo? Talvez a pergunta não seria bem essa, mas será que conseguimos perceber tal crescimento? O IBGE divulgou que a taxa de desemprego sofreu a maior queda em cinco anos, em 7,4%. Isso significa crescimento? Sim. Mas é cedo para alçarmos vôos como os defendidos pelo colunista britânico que afirma que o Brasil está entre as economias que resumem o PIB mundial.


Trecho do texto do colunista:


"Apesar de haver mais de 190 países no mundo, juntos, estes 14 estados correspondem a três quintos da população mundial, mais de dois terços do PIB mundial, quase três quartos da emissões de dióxido de carbono e mais de 80% dos gastos com defesa."


O Brasil está em crescimento e pode ser um candidato a uma grande economia no futuro. Hoje, é hora de diminuir as desigualdades sociais, quebrar as barreiras comerciais dos produtos agrícolas e investir no mercado interno para o aumento do consumo. Penso que o Brasil vive tempos de busca pela prosperidade e que já tivemos em situações piores.


Everton Lima é Jornalista

Comunicação: Jornal é processado ao publicar fotos cedidas por terceiros


O jornal O Estado de Minas foi condenado a pagar 10 mil reais de indenização por danos morais para uma auxiliar de escritório que teve sua foto publicada sem autorização. A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais entendeu que o jornal também é responsável por divulgar imagens cedidas por um órgão oficial, no caso a Secretaria do Estado de Minas.


De acordo com o processo, a reportagem, publicada no dia 7 de fevereiro de 2004, mostrava projetos sociais da Secretaria feitos em cidades do interior. O texto trazia junto uma foto da jovem de Curvelo (MG) participando de uma das oficinas oferecidas, destacando-a como pessoa em situação de risco social.


A jovem se sentiu ofendida e entrou com a ação, alegando que sua foto foi utilizada sem autorização e com informações inverídicas. A primeira instância condenou o jornal a pagar R$ 36 mil de indenização. O jornal recorreu e o valor foi reduzido para R$ 10 mil.


O Tribunal de Justiça mineiro considerou a condenação não haver dúvidas de que a foto atingiu a reputação da auxiliar de escritório e causou prejuízos que merecem ser ressarcidos. Segundo o relator, "ainda que as fotos tenham sido fornecidas pelos órgãos mencionados, não retira da empresa jornalística sua responsabilidade pela divulgação".


O jornal alegou que a ação foi ajuizada cinco meses depois da publicação e responsabilizou o órgão responsável pelo evento.


Fonte: Consultor Jurídico

Papa Bento XVI pede informação ética aos meios de comunicação


Em seu tradicional discurso por ocasião da Jornada Mundial das Comunicações, nesta quinta-feira (24), o Papa Bento XVI fez duras críticas à imprensa que, segundo ele, impõe "modelos distorcidos", emprega "publicidade obsessiva e "recorre à transgressão, vulgaridade e violência" para capturar o público.


Além disso, o chefe da Igreja Católica pediu aos responsáveis pelos meios de comunicação que desenvolvessem uma "informação ética" na hora de veicular as notícias."É preciso evitar que os meios se convertam num megafone do materialismo econômico e do relativismo ético, verdadeiras pragas de nosso tempo". "Mais de uma pessoa acha que é necessário uma espécie de 'info-ética', assim como existe a bioética no campo da medicina e da investigação científica sobre a vida", enfatizou.


Entretanto, apesar de lembrar a comunicação "utilizada para fins ideológicos ou para a venda de bens de consumo mediante à publicidade", o Pontífice mencionou a contribuição que a imprensa fez à alfabetização e à socialização, como também para o desenvolvimento da democracia e do diálogo entre os povos.


"A humanidade se encontra hoje ante uma encruzilhada. Também para a mídia, é válido o que escrevi na Encíclica 'Spe salvi' sobre a ambigüidade do progresso, que oferece possibilidades inéditas para o bem, mas abre, ao mesmo tempo, enormes possibilidades de mal que antes não existiam", finalizou.


Fonte: Portal Imprensa

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Comentário do dia: Jornalista precisa de diploma


Hoje, quero abordar a temática da obrigatoriedade do diploma para profissionais da área de Comunicação Social e a minha posição. Quero deixar bem claro. Defendo que o jornalista precisa da formação acadêmica, a qual aliada a sua experiência técnica favorecerá ao profissionalismo.

Não creio no argumento que afirma "Jornalista precisa saber é escrever", se valesse, médico só precisava saber assinar receita (E tem aqueles que nem isso sabe, com letras incompreensíveis que ninguém entende). Não estou julgando e muito menos criticando a formação profissional de nenhum dos meus colegas jornalistas (formados e não formados), a fim de tirar o emprego e o sustento de suas famílias.

Pra mim, pouco interessa lutar por sua vaga, pois tenho competência suficiente para alcançar uma. Estou defendendo a minha profissão. Defendo o jornalismo ético, responsável e de qualidade.

Sei que há formados despreparados para o mercado e excluídos do sistema. Mas resta uma pergunta: Como terão experiência, se não há veículo que contrate? Também conheço a irresponsabilidade de Universidades Públicas que não dotam os cursos de estrutura necessária para funcionar.

Na verdade, está na hora de muitos jornalistas de batente levantarem a bunda gorda da cadeira e buscar qualidade para atividade de seu profissão. Tá na hora de abrir oportunidades para os formados.

Tá na hora dos donos de veículos de comunicação pararem de pensar somente em suas contas bancárias e investir na formação dos seus profissionais para que não sejam subordinados por políticos corruptos, já que o salário dos jornalistas dá pra sobreviver e mal. Isto é para reflexão, mas também é um desabafo.


Everton Lima é jornalista

Saúde: Saiba tudo sobre a Febre Amarela


Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um tipo de vírus chamado flavivírus, cujo reservatório natural são os primatas não-humanos que habitam as florestas tropicais. Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus , e a urbana transmitida pela picada do Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e que foi reintroduzido no Brasil na década de 1970.


Embora os vetores sejam diferentes, o vírus e a evolução da doença são absolutamente iguais. A febre amarela não é transmitida de uma pessoa para a outra. A transmissão do vírus ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou primata (macaco) infectados, normalmente em regiões de floresta e cerrado, e depois pica uma pessoa saudável que não tenha tomado a vacina.


Fonte: Site do Draúzio Varella

Economia: Entre altos e baixos


A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em manter a taxa básica de juros ao ano de 11,25% atendeu ao pedido de confiança da economia dos Estados Unidos. Resultado: Depois de mais um dia de queda acentuada, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em forte alta nesta quinta-feira (24), fazendo um pregão de recuperação. Às 12h38, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subia 3,92%, para 56.363 pontos.



A melhora está alinhada com as bolsas na Ásia, Europa e os índices futuros nos Estados Unidos, que também sugerem para um novo dia de valorização. Ao final da sessão de quarta, o Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, teve uma dramática recuperação, deixando para trás perdas acentuada, e encerrou o dia com alta de 2,5%. O Nasdaq que chegou a cair 3%, teve valorização de 1,05%.



Para o país, o dia começou com uma boa notícia. O desemprego terminou o ano de 2007 em 7,4%. Essa é a menor taxa de toda a série histórica medida pelo IBGE, que iniciou a pesquisa em março de 2002. A segunda menor taxa foi registrada em novembro de 2007 (8,2%); a terceira menor, em dezembro de 2005 (8,3%). Em dezembro do ano passado, a taxa estava em 8,4%.

Fonte: Portal G1

Incansável luta dos jornalistas por dignidade para a profissão


Desde os bancos da faculdade que ouço falar e testemunhei desrespeito de donos de empresas de comunicação com os seus profissionais. Não oferecendo condições de trabalho e tão pouco de salário digno. Em todo o país, a reclamação é a mesma entre todos os profissionais.


No Estado do Amapá, norte do Brasil, a maior dificuldade dos profissionais de mídia é a conscientização como categoria. Essa é uma das afirmações de Volney Oliveira, 38, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amapá. Ele acredita que o reconhecimento é necessário para "forçar as mudanças na postura dos patrões".


Atualmente, o Amapá conta com 350 jornalistas graduados e outros 50 não formados, sendo que 123 são filiados ao Sindjor. No entanto, o presidente da entidade afirma que muitos ainda trabalham por conta própria, ou seja, "prestam serviço e, portanto, são responsáveis por buscar seus próprios salários".


Volney Oliveira está licenciado da TV Amapá, afiliada da Rede Globo, "sem remuneração", depois de ter sido demitido em 2006, e retornado através da Justiça do Trabalho. "A demissão foi arbitrária, devido à atuação sindical", acredita Oliveira, que vê o registro em carteira e a fixação do piso salarial em R$ 1,2 mil como as maiores reivindicações da entidade.


Fonte: Portal Imprensa

Denúncias de corrupção em site esportivo são publicadas em blogs de jornalistas


Na última terça-feira (22), o blog do Paulinho, portal dedicado à cobertura esportiva, publicou e-mails envolvendo dois importantes nomes do site Futebol Interior, também especializado em esporte. Com o título, "Uma das maiores vergonhas do jornalismo brasileiro", Paulinho inicia a denúncia contra Artur Eugênio Mathias, dono do site, e Edgar Soares, um de seus principais colaboradores.


Com a veiculação dos e-mails, o blog buscou apresentar provas de que o Futebol Interior cobraria para falar bem de determinados clubes ou dirigentes. De acordo com Paulinho, "aqueles que se 'atrevem' a não 'contribuir' são marcados pelos responsáveis do site e passam a ser perseguidos até que entrem no esquema". Os destinatários dos e-mails seriam Élcio Paiola, redator-chefe do Futebol Interior, Edinho, que também faz assessoria de imprensa na Federação Paulista de Futebol (FPF), entre outros não nomeados.


As informações contidas nos e-mails são de caráter editorial e direcionam as posições que devem ser tomadas pelos repórteres. "Caso algum dos senhores tenha um ponto de vista diverso da linha editorial do Futebol Interior, este ponto de vista tem que ser respeitado, mas jamais veiculado nas mídias do site. Ou seja, se a linha editorial do site for, por exemplo, contrária à atual administração do Vila Formosa Esporte Clube, qualquer um dos senhores poderá discordar desta linha editorial internamente, mas o material a ser feito tem que seguir a esta linha editorial", teria afirmado Mathias em um dos e-mails.


Além disso, uma série de normas foram firmadas pelo dirigente do site, com objeção de que fossem passadas para todos os correspondentes, colunistas e colaboladores. Entre elas, "Citadini (política do Corinthians) não é amigo";"Guarani - Somos contrários à administração Leonel Martins", "E temos que ir moldando esta nossa LINHA EDITORIAL para que o ponto de vista do FUTEBOL INTERIOR tenha amplitude e uma repercussão cada vez maior".


Procurado pelo Portal IMPRENSA, Paulinho afirmou que conhece há tempos a história do Futebol Interior, além de "diversas pessoas que já foram lesadas por ele". "Conheço seu péssimo conteúdo e, principalmente, a má fama que sempre teve. Resolvi trabalhar para desmascará-lo".
Paulinho afirma que os jornalistas citados nos e-mails "são o que há de pior na imprensa brasileira", já que "utilizam o jornalismo para encobrir e realizar seus crimes" e, por isso, "devem ser combatidos". O jornalista declara, também, que sua fonte de recebimento dos e-mails é de confiança absoluta e que, com a veiculação do material, predende combater a corrupção, "informando aos leitores do blog e do site e desmascarando os corruptores".


Fonte: Portal Imprensa

Saiba mais e acesse o Blogue do Paulinho: http://oblogdopaulinho.zip.net/

Site do Futebol do interior: http://www.futebolinterior.com.br/

De olho na política: Lula e os Cavaleiros da Távola Redonda


Ontem, o presidente Lula fez uma comparação na reunião dos ministérios. Lula falou que os ministros sentados naquela mesa junto com ele pareciam estar na Santa Ceia em perfeita harmonia. Mas, não havia diálogo entre eles sobre projetos e concessões de cargos. Se recordamos a história dos participantes da Santa Ceia, Jesus lavou os pés dos discipulos mostrando que era servo de todos e que eles deveriam fazer o mesmo. Logo após, Jesus foi morto, um discipulo o traiu, outro o negou e o restante fugiu.


Concerteza, o presidente não quer este mesmo fim para aquela composição de representantes. Inclusive, por que o dele seria mais trágico. Dessa forma, criei uma comparação melhor para aquela situação: Lula e os Cavaleiros da Távola Redonda. Todo cavaleiro deve fidelidade ao rei e a nação que representa. Precisam lutar por dias melhores na pátria amada. Porém, os cavaleiros possuem um ego muito aguçado, ou seja, há vaidade demais para impedir o diálogo.


Com os ministros não é tão diferente, mas se acrescenta um detalhe: o interesse dos seus partidos que não se entendem no legislativo. Se os cavaleiros não honrarei seu rei e a pátria, e permaneceram sem flexibilidade de posições. O país perde. Se ao invés de cavaleiros, os ministros tornarem-se discipulos pós-Santa Ceia. Lula pode amargar um triste calvário que não terá ressurreição no terceiro dia.


Everton Lima de olho na política.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Comentário do dia: A valorização da comunicação interna no serviço público


A profissionalização da comunicação interna nos serviços públicos do país crescem diante do sistema globalizado da informação. O advento das novas tecnologias provocou transformações para a comunicação empresarial que necessitou se adaptar a esta nova realidade. Tal processo implicou na agilidade das rotinas administrativas e na exigência de profissionais atentos as atividades instituição pública. Quebrando a idéia de morosidade do serviço público.



O Poder Público, embora se assemelhe às instituições privadas, no que diz respeito ao desenvolvimento de suas funções, sobretudo, na prestação de serviços em vários segmentos e nas áreas administrativa e financeira, ainda não descobriu a comunicação interna como instrumento de interação entre corpo diretivo e servidores públicos. Embora que se considere os pequenos avanços neste sentido.




As organizações governamentais que não trouxeram profissionais da área de comunicação para suas repartições e não evoluíram seus produtos de comunicação interna, correm sérios riscos quanto a problemas na gestão de trabalho. Quando os servidores públicos estão bem informados do que acontece na Instituição e comungam das ações e planos, sentem-se mais valorizados e o trabalho flui com mais pró-atividade.




Planejar, agir e avaliar a comunicação. Para tanto, a contratação de um quadro de funcionários de profissionais da comunicação capazes de desenvolver esta linha contribuiria na sua melhora. Pode ser o primeiro passo para a valorização da comunicação interna no serviço público.




Everton Lima é Redator da Home Page CEFETCE




Política: Infidelidade partidária é uma arma dos políticos para se atacarem entre si


"Justiça anula processo que cassou 1º mandato por infidelidade partidária", esta manchete li no Portal Globo.com. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia anulou o processo que havia gerado a cassação do mandato do vereador Lourival Pereira de Oliveira (PV) do município Buritis (RO). O mandato dele havia sido cassado pelo TRE em dezembro. Foi a primeira decisão do país de perda de mandato por infidelidade partidária.

Segundo informações da Diretoria Geral do TRE, foi feito um pedido de reconsideração da decisão e processo foi anulado por "erro processual" de qualificação do autor da ação. O processo foi proposto pelo presidente do diretório do PTB no município, Júlio César Frasson de Lara.


Veja só!


No dia 30 de novembro, o TSE divulgou que a Justiça Eleitoral recebeu, em 18 estados e no próprio tribunal, 1.773 pedidos de partidos que querem reaver os mandatos de políticos que trocaram de legenda.

Segundo o TSE, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) registrou o maior número de pedidos de perda de mandato: 304. Depois, aparecem os TRE's de Minas Gerais, com 289 pedidos, da Bahia (203), do Paraná (201) e do Mato Grosso (113). O TRE do Ceará recebeu 102 pedidos, do Rio Grande do Sul (101), de Goiás (92), do Rio de Janeiro (75), de Santa Catarina (67), do Tocantins (51), do Amazonas (44), do Pará (37), de Sergipe (32), do Rio Grande do Norte (26), de Rondônia (16), do Amapá (9) e do Acre (2).

Na época, segundo o TSE, ainda não tinham enviado os dados os TRE's de Alagoas, do Distrito Federal, do Espírito Santo, do Maranhão, do Mato Grosso do Sul, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e de Roraima.

Fonte: Globo.com

Economia: A Bolsas de Valores do Mundo caem e o Brasil sente os efeitos?


Pra começar a história, os Estados Unidos vive momentos de crise no setor imobiliário que pode provocar uma recessão na maior economia do mundo. Por esta razão, as bolsas de valores de vários países do planeta operam em queda gerando uma instabilidade nos negócios. Após a abertura das Bolsas americanas, hoje, os mercados reforçaram o tom negativo dos negócios, operando com perdas, sem a exceção da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).


O Ibovespa, principal índice de ações, desvaloriza 3,02%, aos 54.404 pontos. O volume financeiro é de R$ 1,46 bilhão --ontem, após o anúncio do Fed e puxada pela Petrobras, a Bolsa brasileira fechou em alta de 4,45%. O dólar comercial é negociado a R$ 1,810 para venda, com avanço de 1%. A taxa de risco-país marca 282 pontos, número 4,44% mais alto, em seu maior nível desde maio de 2006.


No Brasil, os agentes financeiros operam sob expectativa do final da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Após o fechamento dos mercados, o Comitê deve anunciar se mantém, reduz ou eleva a taxa básica de juros brasileiro, hoje em 11,25% ao ano. O mercado, em sua maioria, espera que o Comitê mantenha os juros.


Caso não aconteça, o consumidor perceberá o efeito da queda da bolsa nas transações comerciais de empréstimo e compras à prazo devido ao aumento da taxa de juros. Apesar do Governo Federal assegurar que não vai variar a taxa da inflação, é pouco provável que não aconteça. Porém é cedo pra falar nos efeitos, já que da reunião do Copom não veio nenhuma definição. É esperar pra ver o tamanho do prejuízo que os americanos vão nos deixar pra conseguirem sobreviver.
Everton Lima é Jornalista

Dica Importante: Use Preservativo


No carnaval, a turma só quer diversão mas precisa estar atenta a esta dica importante. Use preservativo na hora da relação sexual. No Brasil, o avanço da aids e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é cada vez maior entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos, idosos e homossexuais.Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde revela que, dentre os motivos de transmissão do vírus HIV, está o descuido nas relações sexuais. Ou seja, a falta de uso de preservativo.

Fiquemos de olho!

Um conselho que vale a pena: Se beber não dirija. Se dirigir não beba.


O Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa nas 27 capitais brasileiras e descobriu que todos os dias 150.355 pessoas dirigem alcoolizadas nas ruas. Isso é alarmante! O levantamento mostrou que houve um aumento de 16,1%, em 2006, para 17,5%, em 2007, no número de pessoas adultas que afirmam consumir bebidas alcoólicas num nível considerado abusivo pela Organização Mundial de Saúde (quatro doses para mulher e cinco doses para homem, pelo menos um dia por mês).


A faixa etária entre 18 e 24 anos é a que mais consome abusivamente. Cerca de 23% das pessoas nessa idade assumem consumir mais de quatro ou cinco doses de bebida pelo menos um dia por mês. Mas, quando se fala apenas da população adulta masculina, o maior número de consumidores abusivos está na faixa entre 25 e 34 anos – cerca de 34%.
Fonte: Agência Brasil

Estudante de jornalismo é condenado à morte no Afeganistão


Até que ponto chega a falta de liberdade de expressão por meio de censura religiosa. O estudante afegão de jornalismo Perwiz Kambajsh foi condenado à morte sob acusação de blasfemar contra a religião muçulmana. Ele foi detido no dia 27 de outubro de 2007 por distribuir aos colegas de universidade um artigo "ofensivo ao islã por interpretar erroneamente versículos do Alcorão". Kambajsh, estudante e repórter de um jornal local, negou as acusações e afirmou que não é o autor do artigo, que faz uma interpretação de versículos do livro sagrado para a religião islâmica, o Alcorão.


Fonte: EFE

Flamengo lança canal online na internet


Um boa notícia para os torcedores apaixonados pelo rubro-negro carioca. O Flamengo lança um canal de televisão do clube na web. Recentemente, o Corinthians lançou um projeto de um TV on-line mostrando todos os passos do time. A idéia do time carioca é mostrar as cenas dos bastidores do clube através da emissora Fla TV, como treinos, viagens e concentrações. Até o dia 15 de fevereiro, o torcedor poderá usufruir da programação gratuitamente. Após essa data, será cobrado o valor de R$ 12 por mês para ter acesso aos programas veiculados.

Fonte: Portal Imprensa

Boris Casoy volta à TV contratado pela Band, que anuncia nova grade


O jornalista Boris Casoy, que está longe da televisão desde o fechamento da TVJB, em setembro de 2007, voltará ao ar pela TV Bandeirantes. A notícia foi divulgada no Portal da Imprensa. Segundo o site de notícias, o jornalista é uma das figuras esperadas na coletiva da emissora, que será realizada hoje, em um restaurante de São Paulo, para a divulgação da nova grade do canal. Segundo fontes internas, Casoy deve apresentar um talk-show na emissora, no entanto, assessoria não confirma o formato, tampouco o horário em que será exibido o programa.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A saúde do Brasil vai de mal a pior!


No Blogue da minha amiga Aline Linhares (Textos e colunas), foi divulgado um caso de irresponsabilidade médica na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Leia:


Hoje a noite, no RN TV, sairá uma matéria bombástica. A história é a seguinte: um bebê, nascido em parto prematuro, foi considerado morto por uma enfermeira do hospital Dix-Sept Rosado. O bebê, segundo o pai - Carlos Duarte, profissional da Imprensa - ele mesmo nem queria ver a criança, mas foi tocado para ir pelo menos olhá-la de longe. A surpresa foi o local do encontro: em uma espécie de depósito do hospital (onde guarda-se vassouras eoutras coisas). Surpresa maior foi encontrar a criança ainda respirando. Imediatamente ele comunicou a Ronaldo Fixina, que prontamente chamou a enfermeira. Sabe o que ela respondeu? "O senhor sabe como é isso. Essa criança só tem mais uns vinte minutos de vida." E daí começou a confusão. Conseguir uma ambulância, acionar um promotor de justiça, conseguir um internamento para a criança em Natal, tirar a criança do hospital com risco de morte instantânea...Resultado: a criança está internada em Natal, sobrevivendo e acredita-se que irá se manter viva.


Infelizmente, não podemos confiar em muitos profissionais de saúde. A situação está crítica. Mossoró não vive dias felizes, já que a violência aumentou e os médicos e enfermeiras cairam no descrédito. Que pena!

Crime na Internet: Blogue ensina internautas a assinarem o BBB8 utilizando CPFs de outros cidadãos.


Estamos utilizando este espaço para alertar as pessoas de uma prática criminosa na Internet. Para terem cuidado com esta atividade, que está utilizada por muitos internautas. O blogue http://www.elite-tm.blogspot.com/ ensina passo a passo como assinar a conta do BB8 para assistir pela Internet sem pagar, ou seja, mandando a conta para outra pessoa pagar.


O blogue incentiva o internauta a pesquisar números de CPFs na Internet e número de conta bancárias para serem inseridos nos dados do assinante da Globo.com. O editor do blogueiro pede até para que o internauta consulte o CPF no site da Receita Federal para saber se não há pendências.


Veja considerações, que ele descreve no arquivo em PDF, que o blogue disponibiliza para ser baixado:


"Muita gente tem medo de que possam rastrear seu IP ou algo do tipo, por isso disponibilizei no tutorial um programa chamado UltraSurf para que possa navegar via proxy, não havendo riscos de identificação. É necessário que não acrescente nada no pacote da assinatura, para que a forma de pagamento não seja limitada apenas ao Cartão de Crédito, o que complicaria um pouco a transação. Não há garantia de quanto tempo sua senha ficará ativa, pois a Globo.com está fazendo uma varredura constantemente em logins falsos. Mas pessoalmente já fiquei mais de 3meses com uma única senha ativa. Espero que tenham gostado. "


Caso identifique alguma vítima deste crime, denuncie.

Estamos de olho: Quase 90% dos municípios brasileiros não dispõe de Corpo de Bombeiros


Apenas 635 municípios do Brasil dispõem de uma brigada do Corpo de Bombeiros Militar, aponta levantamento realizado pela Agência Brasil. Isto representa 11,41% de todo o país, que tem 5.564 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em algumas das cidades em que o Corpo de Bombeiros não está presente, cidadãos civis se organizam e formam brigadas de incêndio. Os chamados “bombeiros comunitários” recebem treinamento para atuar em casos de incêndio e acidentes. Contudo, na maioria dos municípios não existe nenhuma das duas entidades.


No Rio Grande do Norte, por exemplo, dos 167 municipios do Estado apenas três possuem brigada do Corpo de Bombeiros (Mossoró, Natal e Parnamirim). Não existe legislação federal que trate do assunto. De modo geral, a legislação existente determina apenas que é obrigação do estado prover o serviço, mas não define que uma cidade com um número mínimo de habitantes tenha obrigatoriamente uma brigada militar.


Está na hora das nossas autoridades políticas pensarem um pouco na segurança do povo brasileiro e dotar os municipios de condições suficientes para combater pequenos sinistros. Os bombeiros são como anjos do resgate na hora das tragédias e acidentes.

Centro Knight recebe inscrições para a seleção do curso online em espanhol “Matemática para Jornalistas”


Atenção! Caros amigos jornalistas que fugiram das aulas de matemática. O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferece seu curso online em espanhol Matemática para Jornalistas entre os dias 11 de fevereiro e 23 de março de 2008. O curso de seis semanas é gratuito e será lecionado pela instrutora argentina Sandra Crucianelli.


As inscrições de jornalistas da América Latina e Caribe serão aceitas até o dia 1 de fevereiro de 2008. Entre os temas abordados pelo curso estão: Operações matemáricas básicas e suas aplicações no jornalismo, Como obter e utilizar dados para propósitos, Medidas de tendência centrais, Medidas de proporção, Interpolação de dados externos, Infográfico: interpretações e aplicações .


Os alunos do curso terão diversas lições semanais, todas as quais deverão ser assistidas online. As aulas incluem ao menos três apresentações em video, com um total de 15 minutos, e duas apresentações em PowerPoint, além de materiais de leituras. Os alunos devem ainda participar de discussões no fórum online com a instrutora e colegas de curso, e completar testes de múltipla escolha semanalmente.


O curso possui vagas limitadas e será dada preferência aos alunos que trabalham em tempo integral para meios de comunicação impressos, eletrônico ou online, que tenham ao menos três anos de experiência jornalística e com poucas oportunidades de participarem de cursos de treinamento.


A inscrição para o processo seletivo sera aceita até o dia 1 de fevereiro, às 9:00 a.m. (horário de Austin, Texas): http://www.engr.utexas.edu/sos/survey/26768921/index.cfm

CEF confirma concurso para técnico bancário


A Caixa Econômica Federal e a Fundação Cesgranrio, organizadora, estão trabalhando na elaboração de dois editais de concurso para o cargo de técnico bancário. O primeiro, para Cruzeiro do Sul, no Acre, foi confirmado pela Caixa para o início de fevereiro, logo após o carnaval.


Em seguida, em março, a Caixa pretende divulgar o edital para os demais estados brasileiros. A remuneração inicial é de R$1.716.Técnico bancário é o cargo inicial da Caixa, correspondente ao escriturário do Banco do Brasil. Esse funcionário, contratado pelo Regime de CLT, cumpre jornada de seis horas diárias, totalizando 30 semanais.


Além do salário, há benefícios: plano de saúde, plano de previdência complementar (opcional) e auxílio refeição/ alimentação de R$543,66.As provas devem ser aplicadas em 60 municípios de todo o Brasil, a serem confirmados com a publicação do edital. Já o conteúdo programático que será exigido, assim como o tipo de provas e os critérios de aprovação estão sendo definidos.


Fonte: Cesgranrio

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Editorial: Qualificação para todos já!


Olá pessoal! Estamos de volta ao batente, depois alguns problemas técnicos em nosso Blogue Comunicação e Cidadania para trazer muitas novidades. Hoje quero começar discutindo a questão do emprego e da qualificação no Brasil. Segundo o Ipea, 9,1 milhões de pessoas estão em busca de uma vaga de emprego este ano, apenas 1,7 milhão (18,3% do total) têm qualificação adequada para conquistar um espaço no mercado.


Mas, se falta trabalhadores qualificados também necessitamos de oportunidades de capacitação. Entendam. Há uma oferta de cursos de graduação e especializações em todo país bastante expressiva, mas não existe condições de inclusão desses trabalhadores. Por exemplo, a grande maioria dos cursos de pós-graduação possui uma demanda de vagas muito pequena e o investimento é alto, entre 300 e 500 reais, se analisarmos os preços da região Nordeste.


Além do fato que a seleção para participar dos cursos de especialização, na maioria das vezes, é por meio de entrevista. Um metôdo que lança uma determinada desconfiança entre os candidatos quanto ao processo. Quero deixar aqui meu protesto e também o meu pedido de qualificação para todos.


Boa leitura!

Trabalho: Só 18% dos que procuram emprego têm qualificação, diz Ipea


Até o final de 2007, o Brasil terá 7,5 milhões de trabalhadores sem qualificação ou experiência profissional procurando emprego em todo o país, segundo estimativa da pesquisa "Demanda e perfil dos trabalhadores formais do Brasil em 2007", do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta quarta-feira (7).Isso significa, de acordo com o levantamento, que das 9,1 milhões de pessoas em busca de uma vaga este ano, apenas 1,7 milhão (18,3% do total) têm qualificação adequada para conquistar um espaço no mercado.

Entretanto, a pesquisa do Ipea mostra que, mesmo com percentual pequeno de mão-de-obra preparada, faltam vagas para absorvê-los no Nordeste e Sudeste do país. Ao contrário do que ocorre no Norte, no Sul e no Centro-Oeste, sobram trabalhadores qualificados sem emprego nessas regiões (confira mapa abaixo).

O Ipea prevê que, até o final de 2007, terão sido criados 1,592 milhão de novos empregos com carteira assinada no Brasil. A quantidade é insuficiente para atender ao número de trabalhadores qualificados e disponíveis, que deve ser de 1,676 milhão em todo o país.


Apesar de sobrarem trabalhadores qualificados no Sudeste e no Nordeste, essas regiões respondem por 50% e 27% do estoque de trabalhadores sem qualificação do país, respectivamente.


Fonte: Portal G1

Educação: Ensino Profissionalizante vive nova fase no Brasil.


Por Everton Lima


O Governo Federal enviou uma Chamada Pública para diversas escolas profissionalizantes do país visando a adesão ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFET). Esta nova realidade, equipara as escolas profissionalizantes à universidades, dando autonomia administrativa e financeira. Para participar, as entidades de educação profissional, após acordo feito entre instituições federais, supervisionado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, necessitam inscrever um projeto, em resposta à Chamada Pública do MEC.


No Estado do Ceará, o CEFET iniciou a discussão sobre os Institutos Tecnológicos para preparar o projeto a ser enviado ao Ministério da Educação. Em outros estados do Nordeste, como Bahia e Pernambuco, o processo está avançado e aguarda aprovação do projeto. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as discussões do plano pedagógico continuam e devem finalizar no ínicio do ano.


Apesar da mudança caminhar a passo largos, existem algumas resistências por parte de professores e estudantes pelo país quanto a proposta do IFET. Segundo eles, a proposta valorizará o Ensino Superior destinando 50% do orçamento financeiro, enquanto para o Ensino Médio-Técnico Integrado, a verba é de 25%. No Brasil, segundo dados do IPEA, há uma necessidade de maior de cursos profissionalizantes, já que muitos profissionais de nível superior estão ocupando vagas de nível técnico.



Saiba mais sobre o IFET


Os IFETs são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampus, com atuação em diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Os Institutos são equiparados à universidades federais com gestão orçamentária e financeira descentralizada, nos limites de sua área de atuação territorial, para criar ou extinguir cursos e registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior.


Estrutura Administrativa


A administração superior será atribuída ao Reitor, ao Colégio de Diretores e ao Conselho Superior, no âmbito de suas respectivas competências. O Colégio de Diretores será composto pelo Reitor, pelo Vice-Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo diretor-geral de cada campus que integra o Instituto. O Conselho Superior possuirá caráter deliberativo e consultivo, sendo composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos técnicos-administrativos, dos egressos da Instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Diretores do IFET. Poderão candidatar-se aos cargos de Reitor e Vice-Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o IFET, desde que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo. A nomeação tem vigência de quatro anos, com possível recondução.


Estrutura Pedagógica


O IFET promove a integração e a verticalização da educação básica ao ensino profissional e superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão. A oferta de qualificação para os cidadãos visa à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.



Mais informações: www.mec.gov.br

Show de Bola chega ao mercado como primeira e única revista semanal brasileira


A partir da próxima terça-feira (22), chega às bancas a revista Show da Bola, a primeira e única revista brasileira com periodicidade semanal, que trará notícias de classificação, entrevistas, resultados das rodadas, artilheiros, nova geração de craques, memórias do futebol e um espaço aberto com opiniões e comentários de uma personalidade do mundo da bola.


Em formato de revista, a Show da Bola avaliará a informação atualizada qualidade gráfica e editorial. Notícias exclusivas, tratadas de forma ágil e dinâmica, estarão estampadas em um projeto gráfico diferenciado e atual, com excelência em fotografia e papel de qualidade.


Direcionada às classea A, B e C, a revista, que terá 40 páginas, chegará às bancas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal todas as terças-feiras e contará com tiragem de 40.000 exemplares. No lançamento, a revista custará R$ 2,99.


A revista, da On Line Editora, contará com a participação dos jornalistas Mário e Silvio Natacci, renomados nomes do jornalismo esportivo que atuarão como editores.


Fonte: Portal Imprensa

Requião é condenado a pagar R$ 50 mil por descumprir ordem judicial na TV Educativa


Por violar decisão judicial, o governador do Paraná, Roberto Requião, terá de pagar uma multa de R$ 50 mil. A decisão foi do desembargador Edgard Lippman do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre-RS).


Para Lippman, o governador descumpriu a decisão que o proibia de atacar adversários e fazer autopromoção no programa "Escola de Governo", transmitido pela Rádio e TV Educativa do estado. O descumprimento aconteceu quando ele atacou o próprio desembargador.


No programa exibido na última terça-feira (15), Requião critica de forma irônica a decisão, dedicando uma receita de ovo frito ao juiz, em referência ao expediente adotado na ditadura militar pelo jornal O Estado de S.Paulo contra a censura. Além disso, Requião convidou o desembargador para um debate sobre liberdade de imprensa.


Para o desembargador, o método usado por Requião, apesar da atacar o próprio juiz, foi de caráter vexatório a todo o Poder Judiciário. Na decisão, ele afirma que a conclusão não é só dele, "mas de toda a mídia nacional, no sentido de que a conduta do ilustre Agravado (Requião) teve nítido caráter vexatório ao Poder Judiciário, principalmente ao se utilizar do artifício de se auto-censurar" . Lippman declarou, ainda, que o fato de o programa ter sido transmitido em outro canal, no caso, o Canal 21, só agravou a situação do governador.


A decisão ainda se baseia na nota de desagravo da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) em favor do próprio Lippman. Para a associação, o governador debochou dos juiz ao usar um tom injusto e jocoso.


Deste modo, o desembargador concedeu direito de reposta a si mesmo. Determinou que a nota da Ajufe seja exibida a cada 15 minutos no próximo programa, que vai ao ar no dia 22 de janeiro. De acordo com informações do site Consultor Jurídico, o diretor da emissora, Marcos Antonio Batista, deverá ser intimado. Caso não cumpra a decisão, poderá ser preso.


Fonte: Portal Imprensa

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Comunicado: Problemas Técnicos

Pedimos desculpas aos leitores deste blogue, por não postarmos nos últimos dias. Motivo: Problemas de ordem técnica. Devemos voltar funcionando normalmente, apartir de segunda-feira, 21 de janeiro.

Obrigado pela atenção


Everton Lima
Editor do Blogue Comunicação e Cidadania.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Justiça ordena retirada de comunidades do Orkut que ofendam Edir Macedo


O dono da Rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Edir Macedo, conseguiu na Justiça a retirada de comunidades no Orkut ofensivas à ele e a igreja. A decisão tomada em 13 de dezembro pelo juiz Leandro de Paula Martins Constant, da 34º Vara Cível de São Paulo, deve ser publicada ainda nesta semana no Diário da Justiça Eletrônico.


A divisão nacional da Google, a Google Brasil (proprietária do Orkut), foi condenada a retirar da rede as páginas do site que veiculem ofensa ao bispo ou a igreja, sob pena de pagamento de multa de mil reais por página, por dia. Além da condenação, a empresa teve de arcar com os encargos advocatícios orçados em R$ 2.500.


De acordo com a decisão do juiz, "o caráter ofensivo das decisões das expressões componentes" dos nomes das comunidades "é inegável". Dentre eles, "Eu Mataria Edir Macedo", "Edir Macedo Pedágio pro Céu" e "Farsa Edir Macedo".


Segundo informou a Folha Online deste domingo (13), em um comunicado, citado na decisão do juiz, a Google Brasil alegou não ter como retirar o conteúdo por ser pessoa jurídica distinta da Google. Apesar da alegação, a sentença diz que a Google Brasil forma com a Google "inequívoca grupo econômico", sendo delas apenas desmembramento destinado às operações locais. A sentença afirma, ainda, que o fato de as comunidades terem sido criadas por terceiros, a empresa é considerada responsável por possibilitar a veiculação das ofensas.


"A ré sabe desde a criação do conteúdo das comunidades formadas pelos consumidores, aceita sua formalização e retransmite os seus termos de forma ampla a qualquer pessoa que acessar a rede de computadores", diz a sentença. "Não houvesse a aceitação e a retransmissão pela ré, não haveria a ofensa".


Na ação movida pelo próprio bispo Edir Macedo, ele queria que fossem disponibilizados os dados dos criadores das comunidades. No entanto, o juiz julgou desnecessário, uma vez que as comunidades serão retiradas do site.


Fonte: Portal Imprensa

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Anatel anuncia operadoras que atenderão municípios sem celular


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou, nesta sexta-feira (11), a distribuição dos municípios brasileiros entre as prestadoras que venceram a licitação das faixas de freqüência destinadas aos serviços de telefonia móvel. Nessa primeira etapa foram distribuídos os 1.836 municípios das áreas I, II, IV, V e VI (descritas abaixo) que ainda não possuem cobertura celular. O cumprimento dos compromissos de abrangência, que beneficiarão cerca de 17 milhões de habitantes em dois anos, será fiscalizado pela Anatel.


Segundo informou a Anatel, em dois anos, todas as capitais dos estados, o Distrito Federal e as cidades com mais de 500 mil habitantes terão cobertura total para serviços de banda larga móvel. Ao fim de quatro anos, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão estar cobertos pela banda larga sem fio. Passados cinco anos, 50% dos municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes e 100% daqueles acima desta faixa estarão aptos a utilizar esses serviços. Ao fim do oitavo ano, pelo menos 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes terão a tecnologia disponível. Na próxima sexta-feira, 18, em outra etapa da licitação, serão escolhidos esses 2.740 municípios.


Confira abaixo lista da Anatel:


Os 240 municípios que ainda não possuem Serviço Móvel Pessoal (SMP) na área I, que inclui Bahia, Espírito Santo e Sergipe, serão atendidos pelas operadoras Oi, Claro, Tim e Vivo.


Na área II (Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins), os 673 municípios serão atendidos pela Claro Tim, Vivo e Brasil Telecom.


Na área IV (Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima), os 264 municípios serão atendidos pela Oi, Claro, Tim e Vivo, que também cobrirão os 656 municípios da área VI (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). As empresas Oi, Claro e Tim, cobrirão os três municípios de São Paulo (área V) que ainda não possuem SMP.


Fonte: Portal Imprensa

Inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo são prorrogadas até 15 de fevereiro


Nada vai impedir você de participar do Prêmio Sebrae de Jornalismo: as inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de fevereiro. Podem ser enviadas matérias de jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo que tenham coberto pautas sobre micro e pequenas empresas publicadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2007.


Concorrem também, em uma categoria especial, as reportagens sobre a implementação da Lei Geral das MPEs (Simples Nacional).


A premiação em cada uma das categorias é de R$ 12,5 mil. Será escolhida, ainda, entre todos os finalistas, a reportagem vencedora do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que recebe R$ 25 mil.


Em caso de dúvidas, entre em contato com Gabriela Miranda ou Aline Sampaio pelo telefone (11) 2117-5310 ou por e-mail: premiosebrae@portalimprensa.com.br


As inscrições podem ser feitas pelos Correios ou na própria sede da Revista IMPRENSA no endereço Rua Rego Freitas, 454 - 6º andar, conj. 61 - Centro - CEP: 01220-010 - São Paulo - SP. Também poderão ser realizadas pela internet, pelo site http://portalimprensa.uol.com.br/premiosebrae/

Pesquisa espanhola divulga perfil dos jornalistas-blogueiros


O blog Intermezzo, espaço dedicado a notas sobre jornalismo e comunicação na internet, divulgou uma pesquisa realizada pela Profa Dra María Bella Palomo Torres, em 2007, do Departamento de Jornalismo da Universidade de Málaga, na Espanha.


O estudo foi feito para levantar o perfil dos jornalistas-blogueiros em vinte países íbero-americanos e constatou que a maior parte deles não trabalha na internet, mas sim na imprensa impressa. Os menos atraídos pelo ciberespaço são os jornalistas dedicados ao setor audiovisual ou à comunicação institucional.


Dos jornalistas-blogueiros entrevistados, 75% tem menos de 40 anos e 63% declara receber comentários ofensivos em seus portais online. Além disso, 52,4% alegou ter mais liberdade editorial nos blogs do que no meio onde trabalha.


Apesar do crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho, apenas 3 em cada 10 blogs são mantidos por figuras femininas. E, ainda segundo a pesquisa, somente 3% ganhou dinheiro com o blog e 40% já recebeu alguma proposta de trabalho através de seu portal na web.
Clique aqui e veja outros dados da pesquisa.

*Foto meramente ilustrativa
Fonte: Portal Imprensa

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Crianças não aprendam este mau exemplo


Na edição de hoje do Diário do Nordeste foi divulgada a seguinte matéria com a manchete: "Mulher mata marido e joga corpo no vaso sanitário" e ao lado uma foto de uma açougue com carnes expostas. Pra quem faz uma leitura da matéria, acidentalmente pode fazer ligação com a foto.

Para visualizar melhor a matéria e pode ler na íntegra, clique na imagem.

Proprietários de blogs se unem na tentativa de ganhar dinheiro


Na intenção de gerar renda e reunir os ganhos com publicidade, blogueiros de todo o mundo estão se unindo e formando comunidades na web. Esse tipo de cooperativa é um sucesso em muitas partes do mundo. Até agora, o resultado mais expressivo vem dos EUA. Lá, um grupo de blogueiros montou a Weblogs Inc, que foi comprada pelo provedor AOL, em outubro passado, por US$ 25 milhões.


A exemplo da Weblogs Inc, proprietários de blogs no Brasil estão formando grupos de cooperação, claro que em menor escala. No entanto, as intenções são as mesmas da empresa americana.


De acordo com reportagem veiculada na última segunda-feira (7), no jornal O Estado de S.Paulo, o especialista em experiência do usuário da Microsoft, René de Paula Jr, disse que a tendência de agrupamento remete ao velho drama dos canais de comunicação: a eterna necessidade de correr atrás de audiência. "A nova praga virtual é receber e-mails dos blogueiros avisando que postaram alguma coisa a fim de estimular a visitação em seus sites", comenta. "Os blogueiros estão percebendo as regras básicas do mercado. Em um condomínio que tenha 20 ou 30 pessoas escrevendo, há condições de atrair mais audiência. Com isso, há mais argumentos para se convencer os anunciantes".


Segundo Paula Jr, os blogs são parte importante da empresa, pois são usados como ferramenta de trabalho entre os profissionais da casa. "Há mais de quatro mil blogueiros na empresa, porque através da conversa que ali se estabelecesse, pode-se debater online e informalmente muitos assuntos de interesse cotidiano do escritório".


Além de atrair anunciantes, o crescente número de blogs desperta interesse de grandes empresas que contratam assessorias com o intuito de monitorar a internet. O objetivo é descobrir que redes sociais e que blogueiros falam sobre as marcas e, desse modo, utilizar as informações veiculadas no blogs para angariar mais clientes e se aproximar dos mesmos.


Fonte: Portal Imprensa

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Comentário do dia: Orkut ferramenta de marketing empresarial.


O Orkut é o site de relacionamentos mais conhecido e que mais cresceu nos últimos anos. Com a intenção de que seus usuários mantenham contato com seus amigos e tenha uma vida social ativa, o Orkut disponibiliza uma série de recursos interessantes para quem quer encontrar os amigos ou até mesmo procurar a sua cara-metade. Mas, esta função vêm sendo adotada como ferramenta de marketing para candidatos políticos e empresas de grande nome.


Em alguns casos, são criados perfis falsos (fakes ou bogus) somente para anunciar produtos e correntes enganosas. Assim, são criados eventos e tópicos desagradáveis em muitas comunidades anunciando coisas do tipo "fique rico trabalhando em casa", "transforme 6 reais em 6.000" e outros tipos de mensagens indesejáveis e pirâmides ilegais.


Apesar do sucesso do site de relacionamentos -- são 21,7 milhões de usuários cadastrados, dos quais 77,8% se dizem brasileiros--, a empresa nunca divulgou planos para faturar com esta ferramenta. A principal fonte de receita do Google são os links patrocinados, que aparecem à direita da página com os resultados das buscas.


Neste ano de eleições municipais, muitos políticos aproveitarão a rede de realcionamentos para alcançar popularidade e conseguir votos junto ao público da Internet. A estratégia de marketing é interessante, mas pode ter dias contados. Diante das denúncias da ONG Safernet de que links patrocinados estavam sendo exibidos em comunidades criminosas no Orkut, o Google optou por interromper temporariamente os testes com publicidade na rede social associados a comunidades brasileiras.


A Google fechou acordos com os Ministérios Públicos Estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco e com o Ministério Público Federal no Ceará, dando acesso a uma ferramenta para reportar conteúdos indevidos com maior agilidade. Apesar da iniciativa de coibir abusos, a empresa esbarra na ausência de uma lei judicial que regule abusos no site de relacionamentos. A Justiça está aprofundando o assunto.


Everton Lima é jornalista