segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Editorial: Qualificação para todos já!


Olá pessoal! Estamos de volta ao batente, depois alguns problemas técnicos em nosso Blogue Comunicação e Cidadania para trazer muitas novidades. Hoje quero começar discutindo a questão do emprego e da qualificação no Brasil. Segundo o Ipea, 9,1 milhões de pessoas estão em busca de uma vaga de emprego este ano, apenas 1,7 milhão (18,3% do total) têm qualificação adequada para conquistar um espaço no mercado.


Mas, se falta trabalhadores qualificados também necessitamos de oportunidades de capacitação. Entendam. Há uma oferta de cursos de graduação e especializações em todo país bastante expressiva, mas não existe condições de inclusão desses trabalhadores. Por exemplo, a grande maioria dos cursos de pós-graduação possui uma demanda de vagas muito pequena e o investimento é alto, entre 300 e 500 reais, se analisarmos os preços da região Nordeste.


Além do fato que a seleção para participar dos cursos de especialização, na maioria das vezes, é por meio de entrevista. Um metôdo que lança uma determinada desconfiança entre os candidatos quanto ao processo. Quero deixar aqui meu protesto e também o meu pedido de qualificação para todos.


Boa leitura!

Nenhum comentário: