sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Big Brother Brasil 8 é destaque na imprensa nacional


A oitava edição do Big Brother Brasil entra no ar na próxima terça-feira (8), às 22h. Entretanto, as polêmicas já começaram. O perfil dos participantes são exibidos em quase todos os veículos de comunicação do país e as notícias sobre eles e a nova atração da Rede Globo podem ser vistas tanto na imprensa impressa quanto nos principais portais da internet.

Inicialmente, a Globo havia informado ao Ministério da Justiça que a atração seria classificada para o horário livre, ou seja, iria ser liberado para todas as idades. A informação chegou aos defensores dos direitos da criança e do adolescente e gerou um certo mal-estar com a emissora. Em seguida, a Rede Globo enviou ao Ministério a classificação de 16 anos para o BBB 8, afirmando ter se equivocado com a primeira solicitação.

De acordo com a nova portaria de classificação da TV brasileira, as emissoras são responsáveis por classificar suas atrações e o ministério pode reclassificá-las se considerar alguma medida inadequada.

A avaliação era de que a Globo, apesar de exibir o Big Brother às 22h (horário de Brasília), iria enfrentar os problemas de fuso-horário do país. No Acre, por exemplo, a atração é transmitida às 19h, horário de classificação livre.

Dessa maneira, uma das principais novidades da oitava edição seria prejudicada. A inteção é fazer o maior números de programas ao vivo e só exibir gravações às quartas-feiras, para que o programa fique mais ágil. Entretanto, se não houver mudança na nova portaria até a próxima quarta-feira (9), o reality show não poderá ser veiculado ao vivo na maior parte do país.

Segundo Guto Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, a mídia discute o BBB 8 de maneira "folclórica e superficial". "O problema maior, nesse caso, é o de fuso-horário. Há um tempo atrás, havia um projeto de um deputado da região Norte que queria unificar os fusos do Brasil e, por trás disso, existia muito interesse das empresas de comunicação". Camargo acredita que adaptar os horários à uma programação de entretenimento da TV é "uma maluquice", já que envolveria a mudaça na estrutura de funcionamento de cada Estado, como horário de bancos, escolas e outras instituições.

O presidente acredita, ainda, que a explosão do Big Brother na mídia camufla os interesses empresariais, relatando apenas as novidades da atração e informações sobre os participantes, deixando de lado qualquer aprofundamento dos reais problemas que a discussão envolve.


Fonte: Portal Imprensa

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