segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Pesquisa espanhola divulga perfil dos jornalistas-blogueiros


O blog Intermezzo, espaço dedicado a notas sobre jornalismo e comunicação na internet, divulgou uma pesquisa realizada pela Profa Dra María Bella Palomo Torres, em 2007, do Departamento de Jornalismo da Universidade de Málaga, na Espanha.


O estudo foi feito para levantar o perfil dos jornalistas-blogueiros em vinte países íbero-americanos e constatou que a maior parte deles não trabalha na internet, mas sim na imprensa impressa. Os menos atraídos pelo ciberespaço são os jornalistas dedicados ao setor audiovisual ou à comunicação institucional.


Dos jornalistas-blogueiros entrevistados, 75% tem menos de 40 anos e 63% declara receber comentários ofensivos em seus portais online. Além disso, 52,4% alegou ter mais liberdade editorial nos blogs do que no meio onde trabalha.


Apesar do crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho, apenas 3 em cada 10 blogs são mantidos por figuras femininas. E, ainda segundo a pesquisa, somente 3% ganhou dinheiro com o blog e 40% já recebeu alguma proposta de trabalho através de seu portal na web.
Clique aqui e veja outros dados da pesquisa.

*Foto meramente ilustrativa
Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário: