quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

UFC oferta Mestrado em Comunicação Social


O Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará oferecerá, a partir de 2008, o Mestrado em Comunicação, ampliando sua oferta de cursos de pós-graduação, que conta atualmente com dois cursos de especialização. O novo mestrado acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A previsão é de que as inscrições para o mestrado acadêmico sejam iniciadas em janeiro e as aulas comecem até março de 2008.


O Mestrado em Comunicação da UFC tem a coordenação da Profª Inês Vitorino, será diurno, terá como área de concentração "Comunicação e Linguagens" e duas linhas de esquisa: "Fotografia e audiovisual" e "Mídia e Práticas Socioculturais". A oferta inicial será de dez vagas. A equipe de professores responsável pela criação do Mestrado, aprovado com conceito 3 pela Capes, é composta por 12 professores da UFC e dois da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Na Região Nordeste apenas os estados da Bahia e de Pernambuco oferecem mestrados em Comunicação. Agora, além do Ceará, Paraíba também ofertará a pós-graduação, bem como o estado do Amazonas.


O Departamento de Comunicação Social oferece ainda duas Especializações: Teorias da Comunicação e da Imagem, e Audiovisual em Meios Eletrônicos. A Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem foi criada em 1993, depois sofreu interrupção e foi relançada em 2006. Desde então formou duas turmas e mais duas encontram-se em andamento.Já a Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos foi criada recentemente e as inscrições para a primeira turma estarão abertas no período de 2 a 14 de janeiro. Resulta da parceria da UFC com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).


Oferece 30 vagas para o público externo, três vagas para servidores técnico-administrativos e docentes da UFC, e dez vagas para os profissionais graduados e selecionados pela Secult, perfazendo um total de 43 vagas.Terá duração de três semestres letivos, funcionará às terças-feiras e quintas-feiras, de 19h às 22h. Nas disciplinas ministradas por professores residentes em outros Estados do País, as aulas ocorrerão de segunda à sexta-feira, no mesmo horário.


Fonte: UFC

Nenhum comentário: