Lançado em 4 de janeiro de 1875 por um grupo de republicanos, o jornal O Estado de S.Paulo chamava-se, na época, A Província de São Paulo. O nome permaneceu até dezembro de 1889, um mês e meio após a queda da monarquia no Brasil.
Em 1888, foi a primeira vez em que o nome de Júlio Mesquita apareceu na primeira página do veículo, como diretor-gerente da publicação. Assim, o empresário contratou a agência Havas, atual France Presse, cujos telegramas tornaram o noticiário mais ágil. Com a cobertura da guerra dos Canudos, em 1897, a tiragem disparou.
Já em 1915, foi lançada uma edição vespertina do Estado, que circulou até 1921, com o nome de Estadinho. Seu diretor era Júlio de Mesquita Filho, que iniciava sua carreira na redação enquanto seu irmão, Francisco Mesquita, trabalhava na parte administrativa do jornal. Os dois assumiram a direção do Estado em 1927, com a morte de Júlio Mesquita.
Os 133 anos de existência do jornal são tidos como 128 de independência, já que durante o Estado Novo, o Estadão ficou sob intervenção do Estado de Getúlio Vargas durante cinco anos.
Além disso, a comemoração marca também o aniversário de fundação da Rádio Eldorado (1958), do Jornal da Tarde (1966) e da Agência Estado (1970).
Fonte: Portal Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário