terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Proprietários de blogs se unem na tentativa de ganhar dinheiro


Na intenção de gerar renda e reunir os ganhos com publicidade, blogueiros de todo o mundo estão se unindo e formando comunidades na web. Esse tipo de cooperativa é um sucesso em muitas partes do mundo. Até agora, o resultado mais expressivo vem dos EUA. Lá, um grupo de blogueiros montou a Weblogs Inc, que foi comprada pelo provedor AOL, em outubro passado, por US$ 25 milhões.


A exemplo da Weblogs Inc, proprietários de blogs no Brasil estão formando grupos de cooperação, claro que em menor escala. No entanto, as intenções são as mesmas da empresa americana.


De acordo com reportagem veiculada na última segunda-feira (7), no jornal O Estado de S.Paulo, o especialista em experiência do usuário da Microsoft, René de Paula Jr, disse que a tendência de agrupamento remete ao velho drama dos canais de comunicação: a eterna necessidade de correr atrás de audiência. "A nova praga virtual é receber e-mails dos blogueiros avisando que postaram alguma coisa a fim de estimular a visitação em seus sites", comenta. "Os blogueiros estão percebendo as regras básicas do mercado. Em um condomínio que tenha 20 ou 30 pessoas escrevendo, há condições de atrair mais audiência. Com isso, há mais argumentos para se convencer os anunciantes".


Segundo Paula Jr, os blogs são parte importante da empresa, pois são usados como ferramenta de trabalho entre os profissionais da casa. "Há mais de quatro mil blogueiros na empresa, porque através da conversa que ali se estabelecesse, pode-se debater online e informalmente muitos assuntos de interesse cotidiano do escritório".


Além de atrair anunciantes, o crescente número de blogs desperta interesse de grandes empresas que contratam assessorias com o intuito de monitorar a internet. O objetivo é descobrir que redes sociais e que blogueiros falam sobre as marcas e, desse modo, utilizar as informações veiculadas no blogs para angariar mais clientes e se aproximar dos mesmos.


Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário: