terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Estamos de olho: Quase 90% dos municípios brasileiros não dispõe de Corpo de Bombeiros


Apenas 635 municípios do Brasil dispõem de uma brigada do Corpo de Bombeiros Militar, aponta levantamento realizado pela Agência Brasil. Isto representa 11,41% de todo o país, que tem 5.564 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em algumas das cidades em que o Corpo de Bombeiros não está presente, cidadãos civis se organizam e formam brigadas de incêndio. Os chamados “bombeiros comunitários” recebem treinamento para atuar em casos de incêndio e acidentes. Contudo, na maioria dos municípios não existe nenhuma das duas entidades.


No Rio Grande do Norte, por exemplo, dos 167 municipios do Estado apenas três possuem brigada do Corpo de Bombeiros (Mossoró, Natal e Parnamirim). Não existe legislação federal que trate do assunto. De modo geral, a legislação existente determina apenas que é obrigação do estado prover o serviço, mas não define que uma cidade com um número mínimo de habitantes tenha obrigatoriamente uma brigada militar.


Está na hora das nossas autoridades políticas pensarem um pouco na segurança do povo brasileiro e dotar os municipios de condições suficientes para combater pequenos sinistros. Os bombeiros são como anjos do resgate na hora das tragédias e acidentes.

Nenhum comentário: