quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Comentário do dia: Jornalista precisa de diploma


Hoje, quero abordar a temática da obrigatoriedade do diploma para profissionais da área de Comunicação Social e a minha posição. Quero deixar bem claro. Defendo que o jornalista precisa da formação acadêmica, a qual aliada a sua experiência técnica favorecerá ao profissionalismo.

Não creio no argumento que afirma "Jornalista precisa saber é escrever", se valesse, médico só precisava saber assinar receita (E tem aqueles que nem isso sabe, com letras incompreensíveis que ninguém entende). Não estou julgando e muito menos criticando a formação profissional de nenhum dos meus colegas jornalistas (formados e não formados), a fim de tirar o emprego e o sustento de suas famílias.

Pra mim, pouco interessa lutar por sua vaga, pois tenho competência suficiente para alcançar uma. Estou defendendo a minha profissão. Defendo o jornalismo ético, responsável e de qualidade.

Sei que há formados despreparados para o mercado e excluídos do sistema. Mas resta uma pergunta: Como terão experiência, se não há veículo que contrate? Também conheço a irresponsabilidade de Universidades Públicas que não dotam os cursos de estrutura necessária para funcionar.

Na verdade, está na hora de muitos jornalistas de batente levantarem a bunda gorda da cadeira e buscar qualidade para atividade de seu profissão. Tá na hora de abrir oportunidades para os formados.

Tá na hora dos donos de veículos de comunicação pararem de pensar somente em suas contas bancárias e investir na formação dos seus profissionais para que não sejam subordinados por políticos corruptos, já que o salário dos jornalistas dá pra sobreviver e mal. Isto é para reflexão, mas também é um desabafo.


Everton Lima é jornalista

Nenhum comentário: