segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Comentário do dia: Orkut ferramenta de marketing empresarial.


O Orkut é o site de relacionamentos mais conhecido e que mais cresceu nos últimos anos. Com a intenção de que seus usuários mantenham contato com seus amigos e tenha uma vida social ativa, o Orkut disponibiliza uma série de recursos interessantes para quem quer encontrar os amigos ou até mesmo procurar a sua cara-metade. Mas, esta função vêm sendo adotada como ferramenta de marketing para candidatos políticos e empresas de grande nome.


Em alguns casos, são criados perfis falsos (fakes ou bogus) somente para anunciar produtos e correntes enganosas. Assim, são criados eventos e tópicos desagradáveis em muitas comunidades anunciando coisas do tipo "fique rico trabalhando em casa", "transforme 6 reais em 6.000" e outros tipos de mensagens indesejáveis e pirâmides ilegais.


Apesar do sucesso do site de relacionamentos -- são 21,7 milhões de usuários cadastrados, dos quais 77,8% se dizem brasileiros--, a empresa nunca divulgou planos para faturar com esta ferramenta. A principal fonte de receita do Google são os links patrocinados, que aparecem à direita da página com os resultados das buscas.


Neste ano de eleições municipais, muitos políticos aproveitarão a rede de realcionamentos para alcançar popularidade e conseguir votos junto ao público da Internet. A estratégia de marketing é interessante, mas pode ter dias contados. Diante das denúncias da ONG Safernet de que links patrocinados estavam sendo exibidos em comunidades criminosas no Orkut, o Google optou por interromper temporariamente os testes com publicidade na rede social associados a comunidades brasileiras.


A Google fechou acordos com os Ministérios Públicos Estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco e com o Ministério Público Federal no Ceará, dando acesso a uma ferramenta para reportar conteúdos indevidos com maior agilidade. Apesar da iniciativa de coibir abusos, a empresa esbarra na ausência de uma lei judicial que regule abusos no site de relacionamentos. A Justiça está aprofundando o assunto.


Everton Lima é jornalista


Nenhum comentário: