quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Denúncias de corrupção em site esportivo são publicadas em blogs de jornalistas


Na última terça-feira (22), o blog do Paulinho, portal dedicado à cobertura esportiva, publicou e-mails envolvendo dois importantes nomes do site Futebol Interior, também especializado em esporte. Com o título, "Uma das maiores vergonhas do jornalismo brasileiro", Paulinho inicia a denúncia contra Artur Eugênio Mathias, dono do site, e Edgar Soares, um de seus principais colaboradores.


Com a veiculação dos e-mails, o blog buscou apresentar provas de que o Futebol Interior cobraria para falar bem de determinados clubes ou dirigentes. De acordo com Paulinho, "aqueles que se 'atrevem' a não 'contribuir' são marcados pelos responsáveis do site e passam a ser perseguidos até que entrem no esquema". Os destinatários dos e-mails seriam Élcio Paiola, redator-chefe do Futebol Interior, Edinho, que também faz assessoria de imprensa na Federação Paulista de Futebol (FPF), entre outros não nomeados.


As informações contidas nos e-mails são de caráter editorial e direcionam as posições que devem ser tomadas pelos repórteres. "Caso algum dos senhores tenha um ponto de vista diverso da linha editorial do Futebol Interior, este ponto de vista tem que ser respeitado, mas jamais veiculado nas mídias do site. Ou seja, se a linha editorial do site for, por exemplo, contrária à atual administração do Vila Formosa Esporte Clube, qualquer um dos senhores poderá discordar desta linha editorial internamente, mas o material a ser feito tem que seguir a esta linha editorial", teria afirmado Mathias em um dos e-mails.


Além disso, uma série de normas foram firmadas pelo dirigente do site, com objeção de que fossem passadas para todos os correspondentes, colunistas e colaboladores. Entre elas, "Citadini (política do Corinthians) não é amigo";"Guarani - Somos contrários à administração Leonel Martins", "E temos que ir moldando esta nossa LINHA EDITORIAL para que o ponto de vista do FUTEBOL INTERIOR tenha amplitude e uma repercussão cada vez maior".


Procurado pelo Portal IMPRENSA, Paulinho afirmou que conhece há tempos a história do Futebol Interior, além de "diversas pessoas que já foram lesadas por ele". "Conheço seu péssimo conteúdo e, principalmente, a má fama que sempre teve. Resolvi trabalhar para desmascará-lo".
Paulinho afirma que os jornalistas citados nos e-mails "são o que há de pior na imprensa brasileira", já que "utilizam o jornalismo para encobrir e realizar seus crimes" e, por isso, "devem ser combatidos". O jornalista declara, também, que sua fonte de recebimento dos e-mails é de confiança absoluta e que, com a veiculação do material, predende combater a corrupção, "informando aos leitores do blog e do site e desmascarando os corruptores".


Fonte: Portal Imprensa

Saiba mais e acesse o Blogue do Paulinho: http://oblogdopaulinho.zip.net/

Site do Futebol do interior: http://www.futebolinterior.com.br/

Nenhum comentário: