A profissionalização da comunicação interna nos serviços públicos do país crescem diante do sistema globalizado da informação. O advento das novas tecnologias provocou transformações para a comunicação empresarial que necessitou se adaptar a esta nova realidade. Tal processo implicou na agilidade das rotinas administrativas e na exigência de profissionais atentos as atividades instituição pública. Quebrando a idéia de morosidade do serviço público.
O Poder Público, embora se assemelhe às instituições privadas, no que diz respeito ao desenvolvimento de suas funções, sobretudo, na prestação de serviços em vários segmentos e nas áreas administrativa e financeira, ainda não descobriu a comunicação interna como instrumento de interação entre corpo diretivo e servidores públicos. Embora que se considere os pequenos avanços neste sentido.
As organizações governamentais que não trouxeram profissionais da área de comunicação para suas repartições e não evoluíram seus produtos de comunicação interna, correm sérios riscos quanto a problemas na gestão de trabalho. Quando os servidores públicos estão bem informados do que acontece na Instituição e comungam das ações e planos, sentem-se mais valorizados e o trabalho flui com mais pró-atividade.
Planejar, agir e avaliar a comunicação. Para tanto, a contratação de um quadro de funcionários de profissionais da comunicação capazes de desenvolver esta linha contribuiria na sua melhora. Pode ser o primeiro passo para a valorização da comunicação interna no serviço público.
Everton Lima é Redator da Home Page CEFETCE
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