terça-feira, 23 de outubro de 2007

Americanos propõem faxina ética nos blogues por Luiz Weis

“Será tarde demais para levar civilidade à web?”
Assim, com essa provocação, começa a matéria de 32 alentados parágrafos que, já não sem tempo, o New York Times publica hoje - na primeira página - sobre a violência verbal e outras baixarias comuns na blogosfera.
Intitulada “Um apelo aos bons modos no mundo dos blogs sórdidos”, a reportagem de Brad Stone informa que “algumas figuras destacadas no mundo high-tech estão propondo um código de conduta aos blogueiros, para fazer uma faxina na qualidade do discurso online.”
O movimento é encabeçado pelo editor de livros Tim O’Reilly, que cunhou o termo web 2.0, e por Jimmy Wales, o criador da Wikipedia. Na semana passada, começaram a elaborar um conjunto de normas para despoluir os debates na internet.
Eles sugerem que os blogueiros eliminem os comentários anônimos e os que contenham ameaças ou calúnias.
Exatamente o que se faz, por exemplo, nos blogues hospedados no Observatório da Imprensa. A dupla deixa claro que isso não pode ser considerado censura. Tem toda razão. Por sinal, o destaque dado à iniciativa pelo mais importante jornal do mundo mostra que o mau-caratismo, a grosseria, a adulteração de fatos e imagens e o gosto pelo vitupério são como a internet: desconhecem fronteiras.
As recomendações iniciais dos faxineiros já estão no blog radar.oreilly.com e no site blogging.wikia.com. Eles incentivam o envio de comentários e sugestões na expectativa de criar um consenso sobre o que vem a ser comportamento civilizado online.
Uma das suas idéias mais sofisticadas é fazer com que os blogueiros se comprometam a certificar, citando pelo menos uma segunda fonte, rumores e notícias em primeira mão. O sistema seria todo ele voluntário. Parte-se da premissa de que a comunidade internauta é capaz de se auto-policiar.
“A meta do código não é pasteurizar a web, mas deixar mais claras as regras informais que já existem”, comenta o respeitado blogueiro americano David Weinberger [hyperorg.com/blogger], da Faculdade de Direito de Harvard. A matéria do Times chama a atenção para o infortúnio de que muita gente acha normal, porque inevitável, o sub-mundo blogosférico. Pelo menos nos Estados Unidos, as mulheres padecem mais do que os homens na web. Achincalhada na internet, a escritora Kathy Sierra ouviu de um amigo, ao vê-la indignada: “Vá cuidar da vida. Internet é isso aí.” “Isso aí” quer dizer, em números globais, 70 milhões de blogues, com 1,4 milhão de novos textos e imagens por dia.
O ódio que circula nessa impropriamente chamada conversação é tanto maior quanto mais polarizadores os assuntos. Há quatro anos, o blogueiro Richard Silverstein [richardsilverstein.com] vem comendo o pão que o diabo amassou por defender a paz entre israelenses e palestinos. Ele não desiste, mas diz que não consegue se acostumar com o rancor embutido nos comentários sobre suas posições tidas como pró-palestinas. O fecho da matéria do Times não poderia ser melhor. Cita O’Reilly: “Muita gente se engana ao achar que a manifestação sem censura é a mais livre, quando, na verdade, isso se aplica ao diálogo civil bem conduzido. A civilidade promove a livre expressão."
Luis Weis é jornalista, pós-graduado em Ciências Sociais pela USP

Nenhum comentário: