quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Blog de jornalistas que contabiliza mortos em Pernambuco recebe prêmio

Criado em maio por quatro jornalistas pernambucanos, o blog PEbodycount recebe, na próxima quinta-feira (25), o prêmio Vladimir Herzog na categoria internet, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo
Eduardo Machado, João Valadares, Carlos Eduardo Santos e Rodrigo Carvalho, jornalistas que cobrem a área da segurança pública, se inspiraram nos sites Iraqbodycount e Riobodycount para dar vida ao Pebodycount.
Além de contabilizar os mortos em Pernambuco, os jornalistas vão atrás da história por trás de cada morte e dos dramas vividos pela população de um dos Estados mais violentos do País, com análise e textos para reflexão. O site também abre espaço para depoimentos e denúncias de quem já sofreu ou convive com algum tipo de violência, através do link "Eu, Vítima".
A cada morte computada - de sua inauguração em maio deste ano até a última semana, o número estava próximo a 2 mil mortes- os profissionais reforçam a cobrança por ação e a busca por saídas coletivas. Eles não deixam o governo estadual, as prefeituras, as instituições e a sociedade esquecerem, por exemplo, que Recife é a quinta capital mais violenta das Américas (segundo pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a capital brasileira com maior número de homicídios (de acordo com a Organização dos Estados Íbero-americanos).
Dividindo-se entre o blog, o trabalho em jornal e cursos de pós-graduação, os produtores do PEbodycount têm como meta para o futuro próximo fazer do blog o braço de uma organização não-governamental, cujo nome será CLIP (Centro Brasileiro para a Livre Informação Pública). É inspirado no Center for Public Integrity, que funciona em Washington e reúne 30 jornalistas que se dedicam ao jornalismo investigativo, sem patrão, sem prazo e com recursos.
Em cinco meses de existência, o Pebodycount recebeu 2 milhões de pageviews, com média de 20 mil visitas mês.

Nenhum comentário: