quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Diário Oficial publica Medida Provisória que cria TV Pública

A medida provisória (MP) que cria a rede pública de TV no País - cuja primeira transmissão está prevista para 2 de dezembro -, foi publicada na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial da União.
A MP de número 398 foi assinada na última quarta-feira (10), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e estabelece a criação da "Empresa Brasil de Comunicação" (EBC), encarregada de prestar serviços de radiodifusão pública. Vinculada à Secretaria de Comunicação Social, comandada pelo ministro Franklin Martins, a EBC terá atividades complementares entre os sistemas privado, público e estatal de radiodifusão.
Membros da Oposição ao governo criticam os gastos com a TV pública e rejeitam sua criação sob o argumento de que o veículo poderá ser usado como um instrumento de propaganda do governo. Além disso, a oposição não vê urgência que justifique a criação da TV pública por meio de uma medida provisória, já que um projeto de lei permitiria um debate mais amplo sobre o assunto.
Segundo o texto da MP, no entanto, a prestação de serviços pela EBC contará com a participação da sociedade civil, respeitando-se a pluralidade da sociedade brasileira. A empresa deverá, ainda, oferecer mecanismos para o debate público acerca de temas de relevância nacional e internacional. O texto noticia também que a EBC promoverá o acesso à informação "por meio da pluralidade de fontes" e que sua produção e programação terão finalidades "educativas, culturais, científicas e informativas".
As informações são da Agência Estado.

Nenhum comentário: