segunda-feira, 1 de outubro de 2007

As mulheres do futebol pedem socorro!

A campanha da seleção brasileira de futebol feminino no mundial da China mereceu o título do campeonato, mas não conseguiu e a glória ficou com as alemãs. Apesar de tanto sucesso do futebol feminino, permanece a realidade de preconceito e falta de estrutura para as meninas do futebol. A CBF anunciou a criação da Copa do Brasil de Futebol Feminino, no mesmo formato da já tradicional competição masculina homônima. A entidade está terminando um levantamento sobre os clubes brasileiros que mantém times femininos, e a entidade pretende formatar e dar início ao torneio no final de outubro, tão logo o estudo esteja pronto. A idéia da CBF é usar a Copa do Brasil Feminina como base para a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino em um futuro próximo. A CBF mantém as seleções brasileiras principal e de base de futebol feminino, as maiores ‘inquilinas’ da Granja Comary.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou uma mensagem a seleção feminina de futebol. Segundo ele, a equipe comandada pelo técnico Jorge Barcellos orgulhou o país, apesar da derrota para a Alemanha por 2 a 0 na decisão da competição. Lula também pediu mais apoio ao esporte. Segundo ele, autoridades e federações não podem lembrar da seleção feminina apenas em períodos de grandes competições, como Copas do Mundo e Olimpíadas.
Resolvi publicar abaixo uma matéria que escrevi para o jornal O Mossoroense, em janeiro deste ano, juntamente com três colegas sobre o crescimento da participação feminina no Futebol, visando uma maior reflexão sobre tema.

Nenhum comentário: