terça-feira, 2 de outubro de 2007

Globo e Record trocam farpas em notas e editoriais

A exemplo do que declarou na última quinta-feira (27), durante o lançamento de seu novo canal - Record News, quando criticou o "monopólio" da informação no Brasil em referência indireta à TV Globo, a Record parece que vai mesmo tentar "cutucar o fígado" da concorrência.
Na forma de um editorial, lido pelo apresentador Celso Freitas durante o programa "Jornal da Record", na noite da última segunda-feira (01), a Record volta a criticar a emissora da família Marinho e começa fazendo referência a uma nota publicada pelo blog de Josias de Souza, na Folha Online, que informou, no último sábado (29), que o diretor de relações institucionais da Rede Globo, Evandro Guimarães, teria tentado impedir, em Brasília, a inauguração do canal Record News. "Afinal, por que a Rede Globo teme tanto a Record News?", questiona a nota.
Ao enumerar as supostas razões para o "temor" citado no texto, a Record considera que o Globo News, por ser um canal pago, se sentiria ameaçado com a perda de assinantes, além de temer notícias de "melhor qualidade" e a perda do "monopólio". "O monopólio da informação é um câncer para o Brasil", encerra a nota.
Em nota oficial divulgada à imprensa, a Globo rebate as acusações feitas pela Record e classifica o editorial como um "ataque leviano" e com "calúnias requentadas". "O público que assistiu hoje à noite à Rede Record foi desrespeitado pelo uso de suposto espaço jornalístico para a defesa de interesses particulares e inconfessáveis", destaca a nota. A Globo defende que são "fantasiosas" as articulações da emissora para conter o lançamento da Record News e afirma apreciar a concorrência porque esta "valoriza nossa filosofia de sempre aprimorar nosso trabalho", diz o texto.
"Esse ataque leviano não chega a ser surpreendente: é de se esperar que um grupo que lucra pela manipulação da fé religiosa queira também manipular a opinião pública, chamando de monopólio a escolha democrática dos brasileiros", encerra a nota.

Fonte: Redação do Portal da Imprensa

Nenhum comentário: