quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Aniversariante Centenário: Jornal O Mossoroense

O jornal O Mossoroense foi fundado em 17 de outubro de 1872 por Jeremias da Rocha Nogueira. As eleições de 7 de setembro daquele ano foi o estopim da guerra que fez surgir o jornal. Inicialmente o periódico era publicado com 4 páginas toda semana e trazia em seu frontispício o lema "Semanário, político, comercial, noticioso e literário", tendo sido este último adjetivo substituído por "antijesuítico" em abril de 1873. Trazia características da imprensa da época, sendo político, panfletário e polêmico.
Por ter sido fundado há tanto tempo, o jornal O Mossoroense participou de importantes eventos históricos de Mossoró, tais como a invasão de Lampião e a morte de Falcone no assalto ao Banorte. Nessas ocasiões, houve vendagem máxima, como o episódio da entrada do bando de Lampião, quando foram vendidos cinco mil exemplares. A edição possui a entrevista feita por Lauro da Escóssia com o cangaceiro Jararaca.
Apesar de Mossoró ser uma cidade do interior, muitos presidentes da República já vieram visitá-la, tais como Café Filho, João Figueiredo e, recentemente, Lula. O jornal fez a cobertura de todas essas visitas. Grande parte desses exemplares pode ainda ser encontrada no Museu Municipal de Mossoró.
O registro está feito. Jornal O Mossoroense mais de 135 anos de informação.

Nenhum comentário: