segunda-feira, 22 de outubro de 2007

De olho na política: O caso do joão teimoso do Renan esbarra na FUNASA

A partir de hoje, estrearemos o quadro "De Olho na política" que será publicado toda segunda e quarta. Farei comentários sobre política nacional e alguns casos particulares do Estado do RN. Hoje quero comentar uma matéria destacada pela revista Época dessa semana que aponta irregularidades na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). O orgão do Ministério da Saúde possui um orçamento de quatro milhões de reais para investimento de saneamento básico nos próximos quatro anos. Em setembro, a revista ÉPOCA revelou as investigações do Ministério Público Federal, da Corregedoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre contratos sem licitação ou superfaturados, serviços pagos sem ser prestados, entre outras irregularidades. Entre os ministros de Lula, começa a ganhar força uma corrente que defende a extinção da Funasa, com a transferência das obras de saneamento para o Ministério das Cidades e da missão de cuidar da saúde das comunidades indígenas para a Fundação Nacional do Índio (Funai), como a melhor solução.
A grande questão é que a oposição quer derrubar o senador Renan Calheiros a todo custo e trabalha pesado com informações para imprensa sobre ligações de corrupção com orgãos do governo. A vítima da vez é a Funasa que pode sofrer duras consequências, que vão desde de investigação de superfaturamento a desvio de verbas praticados pelo corpo dirigente. A preocupação do Palácio do Planalto com a possibilidade de desvio de dinheiro público tem a ver com o longo histórico de irregularidades na Funasa. Segundo a revista ÉPOCA, de acordo com a CGU, um dos principais responsáveis pelas irregularidades é Paulo Roberto de Albuquerque Garcia Coelho. Ele exerceu, até abril deste ano, o estratégico cargo de coordenador de Logística da Funasa, com poderes em contratos milionários na área de informática e serviços. Paulo Roberto é sobrinho do lobista Luiz Carlos Garcia Coelho, acusado de montar um esquema de arrecadação de dinheiro para Renan Calheiros em ministérios comandados pelo PMDB.
E agora, como o palácio do planalto vai resolver isso? Cortando cabeças? Ajeitando tudo em casa? ou dando o gosto a oposição de ver o João Teimoso do Renan cair? Vamos esperar pra ver a repercussão do fato. Everton Lima de olho na política.

Nenhum comentário: