quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Espaço Aberto: A saúde do país vai mal

A saúde no Brasil vai muito mal obrigado! Nos hospitais, na maioria super lotados, faltam leitos na UTIs, médicos para atender, equipamentos e aparelhagem necessária para a assistência médica. Algumas cidades carecem de unidades básicas de saúde e de profissionais capacitados para desenvolver o trabalho de salvar vidas. A situação é de calamidade. É necessário haver medidas mais eficazes e um trabalho mais próximo da realidade brasileira.
O país vive um período de surto de Dengue e existe o risco de que o tipo 4 da doença. O ministro da da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou no início da semana que a entrada no país do vírus tipo 4 da dengue é uma questão de tempo. Porém, como essa variação da doença não causa complicações mais graves e tem o mesmo tratamento das variações já existentes no Brasil, o Ministério da Saúde acredita que não há motivo para alarde.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu nesta quinta-feira o ministro José Gomes Temporão (Saúde) e os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), para discutirem recursos para a saúde. No encontro, ficou definido que o Congresso deverá dar prioridade à tramitação do texto, elaborado pelo Senado, da emenda 29, que destina recursos à saúde.
De acordo com Chinaglia, em relação às mudanças na emenda 29, o governo trabalha com a possibilidade de um reescalonamento para o repasse de recursos federais, estaduais e municipais para a saúde. Em estudo estão 10% da União, 12% dos Estados e 10% dos municípios --esses percentuais são baseados na receita líquida de cada arrecadação.
Agora, espaço aberto para discussão, diante dessas informações deixe sue comentário e opinião.
Participe!

Nenhum comentário: