terça-feira, 2 de outubro de 2007

Tecnologia a serviço da informação

As novas tecnologias da comunicação facilitou o trabalho dos profissionais da imprensa, através da capacidade multimídia. Na última sexta-feira (28/09), Jim Sciutto, repórter da rede norte-americana ABC, teve sua câmera apreendida por policiais de fronteira quando tentava entrar em Mianmar (antiga Birmânia), para cobrir as manifestações contra a Junta Militar do país, que já gerou diversas mortes e prisões, além de repressões à imprensa. Para não perder a viagem, Sciutto usou da tecnologia para enviar suas matérias à emissora. Através de seu telefone celular, gerou as imagens que foram transmitidas pela ABC.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, sou estudante do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e gostaria de fazer algumas perguntas sobre tecnologias da informação. Estamos desenvolvendo um site sobre Tecnologia e eu estou escrevendo uma matéria sobre a contribuição das tecnologias para o mercado da informação, vi seu blog e achei muito interessante. A matéria trará entrevistas que serão publicadas no site.

Seguem abaixo as perguntas:
1) A tecnologia contribui para a divulgação de informações? De que forma isso se dá?
2) Como os profissionais tentam contribuir para que as tecnologias auxiliem diretamente na difusão de informações? Qual a principal preocupação no que diz respeito à este assunto na sua opinião?
3) Até que ponto as tecnologias atuam no aspecto positivo para a difusão de notícias? E quando começa a se tornar prejudicial para o processo de comunicação?
4) Qual a sua visão sobre a nova geração de profissionais de Tecnologias da Informação? Estão preparados? São conscientes quanto ao seu papel? E quanto aos profissionais do ramo de jornalismo?
5) O que o profissional da comunicação perde caso despreze as novas tecnologias na busca por um processo comunicacional mais efetivo? Há algum preconceito dos jornalistas com as tecnologias na sua opinião?

Bom, espero que algum membro da empresa possa colaborar comigo. Deixo ao seu critério a escolha de manter as informações anônimas ou não, só necessito do nome do entrevistado.Pode escolher as perguntas que prefere responder se achar que são muitas.

Desde já muito obrigada pela atenção e colaboração.
Sem mais,

Maria Izabel da Silva.

ps: Caso você prefira me fazer o favor de encaminhar as respostas ao meu e-mail o endereço é:
bel_kcond@hotmail.com

Até mais...