terça-feira, 23 de outubro de 2007

Espaço Aberto: Blogues, a revolução da comunicação

Estamos estreando um novo quadro do nosso blogue: Espaço aberto. Publicaremos discussões neste espaço sobre temas relacionadas a área da comunicação e da cidadadania com a participação dos leitores deste blogue através dos comentários. Começamos com o tema blogues, a fim de saber a sua opinião sobre esta novo veículo de informação que contribui significativamente para democratização dos meios de comunicação nos dias atuais.
Os blogues surgiram sobre a proposta de diário de comunicação escrita íntima na Internet, mas se expandiram para outras áreas de relacionamento e temáticas. Através deste dispositivo é possível emitir opinião, divulgar negócios, reunir idéias e pensamentos de grupos. O autor não precisa identificar-se e pode escrever o texto que interessar, ou seja, um espaço que pode ser anônimo ou não e de livre conteúdo. Esta liberdade vêm sendo questionada no Estados Unidos que através uma união de blogueiros querem criar um padrão de normas de linguagem e formas de utilizar os blogues. Os americanos podem ser pioneiros na questão mas de forma negativa, uma vez que em todos os países do mundo, os blogues possuem a característica de liberdade de expressão e informação. Em Portugal, por exemplo, em que os blogues nasceram da efervescência política de disputa do poder da Direita e da Esquerda, estabelecer os príncipios norteadores dos blogues é de suma importância para a sua sobrevivência.
Os blogues jornalísticos ganharam espaço ao antecipar-se nos fatos noticiosos aos veículos de comunicação tradicionais. Impor normas para o padrão dos blogues pode frear este espaço diferenciado. Sobre esta discussão tem um texto na sequencia do jornalista Luis Weis que expõe a questão masi detalhadamente. Aqui quero propor a seguinte discussão, para que você deixe seu comentário. Na sua opinião, qual a importância dos blogues no campo da comunicação hoje?
Quais as mudanças percebidas no jornalismo atual?
Deixe seu comentário. Participe!

Nenhum comentário: